casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Nutrição do Fitoplâncton Marinho

O fitoplâncton marinho é por vezes referido como um "superalimento" graças ao seu perfil de nutrientes robusto. É carregado com proteínas, gorduras essenciais, minerais e vitaminas do complexo B. O fitoplâncton, conhecido como microalga, é semelhante a algas, só que é microscópico. É consumido como um suplemento dietético - é muito pequeno para comer como se fosse algas marinhas. A fórmula usual contém 10 calorias ou menos por porção. Apesar de seu pequeno tamanho, o fitoplâncton oferece grandes benefícios nutricionais.

Carregado com ácidos graxos ômega-3 -

O fitoplâncton marinho é uma fonte rica de EPA e DHA - os ácidos graxos ômega-3 encontrados em peixes como salmão - de acordo com David Wolfe, no livro "Superfoods: The Food and Medicine of the Future". As algas marinhas são as únicas fontes vegetais de EPA e DHA, que podem interessar às pessoas após uma dieta vegetariana. Dependendo da fórmula, uma porção de fitoplâncton pode conter 600 miligramas de EPA e DHA combinados, escreve Wolfe. Estas gorduras omega-3 particulares oferecem uma série de benefícios para a saúde. EPA e DHA são necessários para o bom funcionamento do cérebro e podem ajudar a prevenir doenças cardíacas, reduzir a inflamação e beneficiar o desempenho cognitivo com a idade.

Contém proteína completa

Fitoplâncton contém os nove aminoácidos que seu corpo precisa, mas não pode produzir por conta própria, escreve Wolfe. Os aminoácidos são constituintes das proteínas que desempenham um papel na sua saúde. A porção típica do fitoplâncton contém 10 gramas de proteína. Os aminoácidos ajudam o corpo a se reparar e se manter e ajudam a decompor os alimentos em componentes utilizáveis. Alimentos que contêm os nove aminoácidos essenciais são chamados de proteínas completas. Normalmente, os alimentos de origem animal são a principal fonte de proteínas completas. Apenas alguns vegetais alimentos, como soja, contém todos os nove aminoácidos essenciais.

Abundante em minerais traço

Porque muitos dos minerais da terra são encontrados nos oceanos, o fitoplâncton é embalado com vários minerais, incluindo selênio, ferro, iodo e magnésio. Por exemplo, uma porção contém aproximadamente 375 miligramas de magnésio, escreve Wolfe - mais de um dia para mulheres - e 19 miligramas de ferro - um pouco mais que os 18 miligramas recomendados para mulheres. Os minerais ajudam os nervos a funcionar adequadamente e regulam o equilíbrio dos fluidos. O ferro é especificamente necessário para produzir hemoglobina, uma proteína que transporta oxigênio no sangue.

Fonte rica de vitaminas B

O fitoplâncton é uma excelente fonte de vitaminas do complexo B. As vitaminas do complexo B mantêm o sistema nervoso saudável e ajudam o corpo a converter carboidratos em energia. O fitoplâncton é rico em B-12, o que é significativo porque o B-12 que ocorre naturalmente está ausente em alimentos vegetais. A vitamina B-12 é vital para a produção de glóbulos vermelhos; sem isso, você pode desenvolver anemia. Vegetarianos estritos estão particularmente em risco. Cientistas descobriram que uma bactéria encontrada no oceano é a maior produtora de B-12, de acordo com um estudo publicado na edição de agosto de 2014 do "The ISME Journal". O fitoplâncton depende da vitamina B-12 para ajudá-los a desempenhar a função vital de remover o dióxido de carbono da atmosfera.