casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Por que os carboidratos são a principal fonte de energia?

Quando se trata de energia, os carboidratos costumam ser o combustível mais importante para alimentar seu corpo. Mas os carboidratos não são necessariamente a principal fonte de energia para o seu corpo a qualquer momento. Gordura, proteína e carboidratos são todos usados para produzir energia humana. A porcentagem de cada substrato utilizado depende de muitas variáveis, como o tipo e a duração da atividade, o nível de intensidade e o que sua dieta atual oferece.

Definido pela Energia

"Energia" é a capacidade de realizar trabalhos . No corpo humano, as calorias são o combustível que fornece energia. Os principais nutrientes que fornecem energia são proteínas, gorduras e carboidratos. Muitas pessoas pensam que a energia é usada apenas durante a atividade física extenuante, mas seu corpo está constantemente usando altos níveis de energia para controle de temperatura, respiração e todas as outras atividades que sustentam a vida. você come carboidratos - como pães, macarrão, arroz, frutas e vegetais - eles são convertidos em glicose no sangue para fornecer energia imediata e depois convertidos em glicogênio para uso posterior. Se você comer mais calorias do que gasta, os carboidratos também são convertidos em gordura para serem armazenados para uso posterior. Em pessoas adequadamente nutridas, o sistema nervoso central - incluindo o cérebro - depende quase completamente da glicose para obter energia, e o cérebro usa um pouco de glicose. No decorrer de um jejum noturno, quase todas as reservas de glicose e glicogênio estão esgotadas. Além do cérebro, glóbulos vermelhos e brancos usam apenas glicose para energia.

Carboidratos são eficientes em termos de energia

Há um ditado que diz que "a natureza é preguiçosa". Isso explicaria por que os carboidratos tendem a ser principal fonte de energia; o corpo perde 5% de sua energia quando precisa armazenar glicose como glicogênio, e perde 28% de sua energia quando precisa ser convertido em ácidos graxos para armazenamento, em vez de ser usado imediatamente como energia. Outro fator importante é que o carboidrato é necessário para metabolizar a gordura, ou seja, glicogênio muscular e glicose no sangue são fatores limitantes no desempenho de qualquer tipo de atividade.

Atividades Diferentes /Diferentes Combustíveis

A glicose e os ácidos graxos fornecem combustível para descanso, bem como atividade física. A proporção de cada um depende da intensidade e duração da atividade. Você pode se surpreender ao saber que, durante o descanso e as atividades diárias normais, as gorduras fornecem 80 a 90% de sua energia. Carboidratos fornecem entre 5 e 18 por cento e proteína 2 a 5 por cento. Durante a atividade física, suas necessidades de energia aumentam. Exercícios de intensidade moderada - como caminhadas, corridas, aeróbica e ciclismo - recebem cerca de metade da energia do glicogênio armazenado nos músculos e metade da glicose no sangue e ácidos graxos circulantes. Quanto mais você se exercita, maior a porcentagem de ácidos graxos utilizados. Durante explosões extenuantes de atividade, como corrida ou levantamento pesado, o corpo depende exclusivamente de glicose e glicogênio para combustível. À medida que a intensidade se torna maior, o mesmo acontece com o uso de glicose e glicogênio. Se você está treinando para um esporte de resistência, uma dieta com alto teor de gordura e baixo teor de carboidrato reduz os estoques de glicogênio e diminui o desempenho. O resultado é que seu corpo tem a capacidade de produzir energia a partir de gordura, carboidratos e carboidratos. proteína. O Conselho de Alimentos e Nutrição do Instituto de Medicina dá as seguintes faixas de nutrientes diários: 45 a 65 por cento de carboidratos, 10 a 35 por cento de proteína e 20 a 35 por cento de gordura. Uma dieta que segue estas diretrizes fornece uma quantidade equilibrada de nutrientes produtores de energia. Comer a quantidade certa de calorias no equilíbrio certo a cada dia irá mantê-lo energizado e abastecido de forma otimizada. Se você é um atleta em treinamento, quantidades e tempo adequados de carboidratos adicionais são essenciais para um ótimo desempenho. , , ] ]