casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Por que muita fibra é ruim para você?

A maioria dos americanos consome apenas 15 gramas de fibra dietética por dia, mas para uma boa saúde, a Escola de Saúde Pública de Harvard recomenda que você coma entre 20 e 30 gramas de fibra diariamente. Encontrada naturalmente em feijões, grãos integrais, frutas e vegetais, a fibra tem mostrado reduzir o risco de doenças cardíacas, diminuir o colesterol e prevenir o diabetes tipo 2, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center. Embora a fibra ofereça inúmeros benefícios para a saúde, exagerar pode levar a efeitos colaterais desconfortáveis ​​e complicações mais sérias.

Segundo a Extensão Cooperativa da Universidade do Arizona, consumir 50 ou mais gramas de fibra por dia Pode interferir com a capacidade do organismo de absorver minerais como ferro, magnésio, cálcio e zinco. Fibras demais podem fazer com que os alimentos percorram seu trato digestivo tão rapidamente que não há tempo suficiente para que os minerais e vitaminas sejam absorvidos pelas paredes intestinais.

Diarreia e Obstipação

A ingestão excessiva de fibras pode causar diarréia. Consumir muita fibra em um curto espaço de tempo também pode causar constipação. Quando você tem um movimento intestinal menos de três vezes por semana, você tem constipação. Você pode sentir dor ao passar por fezes ou pode ser incapaz de passar um movimento intestinal após empurrar por mais de 10 minutos.

Gás, cólicas abdominais e inchaço

Um ataque súbito de alimentos ricos em fibras pode impactar negativamente sua saúde intestinal, causando gases, cólicas abdominais e inchaço. O gás, também conhecido como flatulência, é o ar no intestino que passa pelo reto. A dor abdominal é um desconforto que ocorre em qualquer parte do tronco entre o peito e a virilha. Inchaço é uma condição em que sua barriga se sente desconfortavelmente cheio e apertado e pode parecer inchado.

Interações medicamentosas

Fibra pode reduzir a eficácia e os níveis sanguíneos de medicamentos antidepressivos tricíclicos. Portanto, se você tomar esses medicamentos, consulte o seu médico antes de incluir mais fibras em sua dieta ou tomar suplementos de fibras. Os suplementos de fibras podem interferir na absorção de alguns medicamentos para diabetes, como a gliburida e a metformina. Se você tem diabetes, converse com seu médico antes de usar suplementos de fibra. Não tome esses suplementos ao mesmo tempo que seus medicamentos, aconselha a Universidade de Maryland Medical Center.

Medidas Preventivas

Você pode evitar os efeitos colaterais de consumir muita fibra, mantendo algumas coisas em mente. Aumente gradualmente o consumo de fibras ao longo de um período de tempo para dar ao seu trato digestivo tempo para se ajustar à mudança. A água ajuda a fibra a se mover facilmente através de seu sistema digestivo. Apontar para consumir pelo menos oito copos de líquidos por dia, sugere a Extensão Cooperativa da Universidade do Arizona.