casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Frutose Natural vs. Frutose artificial

Há um foco significativo na mídia popular sobre o papel da frutose na saúde. Por exemplo, você pode ter ouvido falar que o xarope de milho rico em frutose é ruim para você e pode se perguntar se isso é porque a frutose é "artificial" ao invés de "natural". Na verdade, não há diferença entre a frutose artificial e natural. Frutose

A frutose é um açúcar intimamente relacionado com a glicose de açúcar mais comum. Eles têm a mesma fórmula química - C6H12O6 - e ambos têm gosto doce. Suas células podem usar energia, e enquanto a frutose tem sabor mais doce que a glicose, cada uma contém 4 calorias por g consumidas. Uma fonte comum de frutose é a fruta, mas você também encontrará frutose quimicamente ligada à glicose para fazer sacarose, que é o nome químico para o açúcar de mesa. Frutose Artificial

Não há diferença química entre frutose "natural" e "artificial"; as moléculas são absolutamente indistinguíveis umas das outras, têm propriedades idênticas e agem de forma idêntica no corpo. A maior parte da frutose "artificial" - que pode ser mais apropriadamente chamada frutose produzida industrialmente - vem do uso de enzimas para converter glicose em frutose. A frutose "natural", que ocorre nos alimentos, é produzida pelas células desses alimentos da mesma maneira; É convertido em glicose.

Frutose e saúde

Muitos estudos sugerem que a frutose, especialmente em grandes quantidades, não é um componente saudável da dieta. Por exemplo, o ScienceDaily.com relata que bebidas contendo frutose podem aumentar os níveis de triglicérides, o que não é saudável para o coração. Da mesma forma, um estudo de 2004 no "American Journal of Clinical Nutrition" pelo Dr. George Bray e colegas sugere que o aumento do consumo de frutose pode desempenhar um papel importante no aumento da obesidade nos países industrializados.

Fontes de Frutose

Enquanto há evidências crescentes sugerindo que o xarope de milho rico em frutose não é um adoçante saudável, não é porque a frutose do xarope de milho é produzida industrialmente, o que o torna um problema; comer grandes quantidades de frutose produzida naturalmente teria o mesmo efeito. Uma diferença importante entre a frutose natural e produzida industrialmente é que a primeira não é encontrada na natureza em altas concentrações, enquanto a última é adicionada à maioria dos alimentos processados, tornando-a difundida e difícil de evitar, levando potencialmente a um pouco de seu papel. na promoção da obesidade.