casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Açúcares Duplos ou Dissacarídeos

Você pode achar que cogumelos e cerveja têm muito em comum, mas, na realidade, eles são compostos de duas moléculas de glicose monossacarídicas unidas. Enquanto eles diferem claramente em outros aspectos de sua composição, ambos são exemplos da classe dissacarídica de carboidratos. Existem quatro tipos fisiologicamente importantes de dissacarídeos - sacarose, trealose, maltose e lactose.

Dissacarídeos definidos

Um dissacarídeo, ou um açúcar duplo, é composto de dois monossacarídeos, ou açúcares simples que não podem ser dividido mais - e esses carboidratos estão na categoria de "carboidratos simples". Seu corpo pode converter rapidamente carboidratos simples em energia, e eles geralmente são encontrados entre os alimentos, como frutas, leite e produtos lácteos.

Sacarose: O açúcar de mesa

A sacarose é composta de dois monossacarídeos glicose e frutose. A principal fonte de sacarose em sua dieta é o açúcar branco, que é feito a partir do processamento de beterraba ou cana-de-açúcar. Esta fonte de carboidratos também está presente em todas as frutas e vegetais como o produto da fotossíntese, o processo pelo qual eles transformam a energia do sol em alimento. A sacarose é o açúcar que todos os outros açúcares são comparados em avaliações de doçura, dado um valor de doçura arbitrário de 1,00 ou 100%. No entanto, a frutose, o açúcar de frutas e adoçantes artificiais são marcadamente mais doce do que a sacarose.

Trehalose: O açúcar de cogumelo

Trealose compreende duas moléculas de glicose e está presente em levedura e armazenado em vez de amido em cogumelos. Embora a trealose seja apenas 45% mais doce que a sacarose, ela é mais estável e freqüentemente usada em alimentos processados, como produtos de panificação, que exigem uma vida útil longa. Sua estabilidade também o torna um excelente adoçante para produtos de frutas que mudariam de cor ao longo do tempo. Além disso, a trealose é adicionada a sorvetes para deprimir o ponto de congelamento e a alimentos congelados, como carnes, para criar maior capacidade de retenção de água e evitar a deterioração de proteínas. Maltose: o malte de açúcar

Maltose, ou "malte" açúcar, "também é composto de duas moléculas de glicose e é o menos comum dissacarídeo na natureza. É menos doce que a trealose e apenas 33% mais doce que a sacarose. Este tipo de dissacarídeo está presente principalmente na germinação de cereais ou grãos, no malte e em pequena quantidade no xarope de milho. A cerveja também envolve maltose, uma vez que os componentes da cerveja são a água, a cevada maltada e o lúpulo. Uma vez que a cevada é "maltada", é especialmente alta em amidos específicos que podem facilmente converter em maltose.

Lactose: O açúcar de leite

A lactose, conhecida como "açúcar do leite", é quebrada por ácidos e a enzima lactase em uma molécula de glicose e galactose. A lactose é encontrada no leite e nos produtos lácteos e pode ser detectada em pequenas quantidades na urina de mulheres grávidas. A lactose é um dos dissacarídeos mais comumente discutidos por causa da prevalência de intolerância à lactose, uma condição que faz com que certas pessoas tenham inchaço, diarréia e gases após consumir produtos lácteos. A lactose é menos doce na lista de dissacarídeos, com uma classificação de 16 no índice de doçura.