casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Trabalho com sangue com altos níveis de cálcio e glicose

O cálcio e a glicose participam de muitos dos processos químicos mais importantes do corpo. O cálcio fornece estrutura para ossos e dentes, participa da secreção hormonal e da contração muscular e otimiza as atividades de proteínas e enzimas. A glicose, um açúcar simples, fornece a principal fonte de energia para o corpo. Quando o exame de sangue revela altos níveis de cálcio e glicose, os médicos devem encontrar a causa e restaurar os níveis dessas substâncias em seus níveis normais.

O exame de sangue do painel metabólico básico ajuda os médicos a determinar se altos níveis de cálcio ou glicose existem no sangue. Este teste também verifica os níveis de potássio, sódio, cloreto, bicarbonato, creatinina e nitrogênio ureico no sangue (BUN). Alguns médicos pedem os testes de cálcio e glicose separadamente para reduzir os custos e evitar testes desnecessários. O intervalo entre os níveis normais de cálcio varia de 8,9 a 10,4 mg /dL ( miligramas por decilitro). Os níveis normais de glicose dependem de quão recentemente uma pessoa comeu. Os níveis normais de glicose no sangue em jejum variam de 60 a 109 mg /dL, de acordo com o Rush University Medical Center. Os níveis normais de glicose no jejum variam de 60 a 200 mg /dL.

O cálcio e glicose desempenham papéis tão importantes no corpo, altos níveis dessas substâncias no sangue apresentam desafios significativos. Altos níveis de cálcio causam dor óssea, náusea, vômito, constipação, perda de peso, dor abdominal, confusão, letargia, fraqueza muscular, hipertensão, ritmo cardíaco anormal e calcificação dos vasos sanguíneos. Altos níveis de cálcio também aumentam o risco de pedras nos rins, desidratação e osteoporose, de acordo com a Academia Americana de Médicos de Família.

Os sintomas de altos níveis de glicose no sangue incluem micção freqüente, sede excessiva, perda de peso inexplicável e fadiga. Os riscos de açúcar elevado no sangue incluem danos nos rins, danos aos vasos sanguíneos nos olhos, danos nos nervos, coma diabético e morte.

Causas

Causas de cálcio alto incluem a doença de Addison, altos níveis de vitamina D , HIV /AIDS, tumores ósseos metastáticos, mieloma múltiplo, hipertireoidismo, doença de Paget, hiperparatireoidismo e sarcoidose. Drogas como tiroxina, lítio, sais de cálcio e diuréticos tiazídicos podem aumentar os níveis de cálcio no sangue. Causas de alta glicose incluem diabetes, hipertireoidismo, pancreatite, tumor adrenal, câncer de pâncreas e inflamação do pâncreas.

Médicos tratam altos níveis de cálcio com solução salina normal, pílulas diuréticas e outras drogas que promovem a excreção de excesso de cálcio na urina. Cirurgia resolve os sintomas de altos níveis de cálcio nos casos causados ​​por hiperparatireoidismo e tumores.

Dieta e exercício desempenham um papel importante na gestão de níveis elevados de glicose no sangue. A Clínica Mayo informa que comer aproximadamente a mesma quantidade de comida na mesma hora todos os dias ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue. Como os carboidratos têm um grande efeito nos níveis de açúcar no sangue, a ingestão da mesma quantidade de carboidratos em cada lanche ou refeição ajuda a evitar aumentos acentuados no nível de açúcar no sangue. Exercício queima calorias em excesso que podem contribuir para níveis elevados de glicose no sangue. Antes de iniciar um programa de exercícios, converse com seu médico sobre seu alvo de açúcar no sangue e trabalhe em conjunto para desenvolver um regime sensato. Nos casos em que dieta e exercício não controlam os níveis de açúcar no sangue, os médicos prescrevem insulina. A insulina ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, ajudando o corpo a usar glicose como energia.