casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Transtornos Alimentares e Baixo Potássio

O potássio desempenha um papel fundamental no equilíbrio hídrico, na contração muscular, na função do sistema nervoso, na pressão arterial, na saúde do coração e na saúde óssea. Além de ser caracterizado como um mineral, o potássio também é um eletrólito. Eletrólitos são minerais que carregam uma carga positiva ou negativa. Eles mantêm o equilíbrio de fluidos e mantêm o pH do sangue normal, o que garante que o equilíbrio ácido-base no corpo seja mantido. Um transtorno alimentar pode levar a níveis perigosamente baixos de potássio.

Níveis de potássio

Os níveis normais de potássio são definidos como 3,6 a 4,8 mEq /L de sangue. Níveis baixos de potássio são definidos como qualquer coisa abaixo de 3,6 mEq /L. Um nível de potássio perigosamente baixo é definido por MayoClinic.com como inferior a 2,5 mEq /L.

Fisiologia

O distúrbio alimentar que resulta em baixos níveis de potássio é a bulimia nervosa, que é caracterizada por episódios de comer seguido de purgação, seja por vômito auto-induzido ou pelo uso excessivo de laxantes. Eletrólitos são perdidos através de vômitos crônicos e diarréia. Para evitar desequilíbrios eletrolíticos, como baixo potássio, esses eletrólitos perdidos devem ser reabastecidos, seja por ingestão oral de soluções eletrolíticas ou administração intravenosa. Aqueles com bulimia nervosa constantemente vomitam ou defecam várias vezes ao longo do dia. Por causa disso, o potássio perdido não é substituído e os níveis sangüíneos de potássio podem se desenvolver.

Sintomas

Diminuições leves nos níveis de potássio geralmente não causam nenhum sintoma. Conforme a condição progride, no entanto, ela pode se tornar fatal. Baixos níveis de potássio no sangue podem causar ritmos cardíacos anormais ou arritmias; Prisão de ventre; fadiga; fraqueza muscular; espasmos musculares; Paralisia e tratamento de pacientes com baixa concentração de potássio em alguém que é bulímico é muitas vezes difícil porque o tratamento usual envolve suplementação oral de potássio. Como os bulímicos estão constantemente expurgando, qualquer potássio ingerido seria rapidamente expelido do corpo. Bulímicos com níveis severamente baixos de potássio são frequentemente hospitalizados para que possam ser monitorados, enquanto também recebem suplementação intravenosa ou oral de potássio. A terapia também pode fazer parte do plano de tratamento de um bulímico com baixo nível de potássio.

Complicações

Se não for tratada, baixos níveis de potássio podem causar irregularidades perigosas no batimento cardíaco, bem como paralisia pulmonar, o que torna impossível respirar, de acordo com o Medline Plus. Níveis baixos e baixos de potássio também podem levar a um tipo específico de dano renal conhecido como neuropatia hipocalêmica.