casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

O que é bitartarato de potássio?

O bitartarato de potássio é na verdade um subproduto do processo de vinificação, produzido durante a fermentação. Este pó branco, também conhecido como tartarato ácido de potássio e creme de tártaro, é usado no cozimento, bem como alguns medicamentos.

Uso em panificação e culinária

O fermento em pó é feito de uma mistura de bicarbonato de sódio e creme de tártaro. Isso faz com que os assados ​​subam porque a acidez da mistura de creme de tártaro e água reage com o bicarbonato de sódio e cria dióxido de carbono, o que pode causar um efeito similar ao da levedura. Creme de tártaro também pode atuar como um emulsificante para manter as gorduras e líquidos de separar em produtos lácteos e ajudar a manter os frutos enlatados de escurecimento.

Uso em Medicamentos

O bitartarato de potássio pode ter efeitos laxativos e diuréticos. A pequena quantidade normalmente usada em panificação e alimentos não causará essa reação, mas as maiores quantidades usadas em certos medicamentos podem causar. Não tome quaisquer outros laxantes ou diuréticos enquanto estiver usando um medicamento que contenha bitartarato de potássio, pois eles podem ter efeitos aditivos.

Considerações sobre potássio O bitartarato de potássio é rico em potássio, com cada colher de chá fornecendo 14% da dose diária. valor para este mineral essencial. Para a maioria das pessoas, isso é bom porque o potássio ajuda a neutralizar os efeitos do sódio na pressão sanguínea. No entanto, para pessoas com problemas renais, a ingestão excessiva de potássio pode causar efeitos colaterais, inclusive aumentando potencialmente o risco de batimentos cardíacos irregulares ou um ataque cardíaco.

Segurança geral

O potencial de efeitos colaterais e toxicidade para o bitartarato de potássio é baixo, embora possa irritar seus olhos se você os irritar, e pode causar irritação da pele ou do trato respiratório superior com contato prolongado ou náuseas e vômitos se você ingerir muito dele. A quantidade de bitartarato de potássio normalmente encontrada nos alimentos não deve causar problemas.