casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Atenolol e Potássio

Atenolol e potássio compartilham um benefício comum: cada um pode ter um efeito positivo sobre a pressão arterial. Atenolol é um medicamento de prescrição para o tratamento da hipertensão arterial. O potássio também ajuda a controlar a pressão sanguínea, portanto, não tome potássio e atenolol por causa do potencial para interações medicamentosas negativas. Converse com seu médico antes de tomar potássio ou qualquer outro suplemento.

O que é atenolol? Atenolol é um tipo de medicação para pessoas com pressão alta ou angina. Funciona bloqueando os efeitos da adrenalina no coração e no sistema circulatório. Esta ação mantém sua pressão arterial estável, evitando picos na sua leitura. Embora não seja o primeiro medicamento normalmente prescrito, ele pode efetivamente ajudá-lo a controlar sua condição e evitar as complicações desse assassino silencioso. A diminuição da pressão arterial pode levar a uma sensação de frio em suas mãos e pés, e alguns indivíduos podem sentir fadiga ou insônia ao tomar atenolol.

Potássio e pressão arterial - Potássio, como o atenolol, pode ter efeitos positivos efeitos sobre a sua pressão arterial, mas embora por um meio diferente. O potássio pode ajudar os vasos sanguíneos a dilatar, o que melhora o fluxo sanguíneo e reduz a pressão. Também pode ajudar a reduzir a pressão arterial, estimulando a excreção de sódio. Com menos sódio, seu corpo não reterá tanta água, reduzindo o volume sangüíneo e, portanto, a pressão sangüínea.

Níveis de potássio

Pesquisas médicas mostram que o atenolol pode afetar os níveis de potássio no organismo. Um estudo realizado pela Hässle Research Laboratories na Suécia, publicado na edição de janeiro de 1983 da “Acta Medica Scandinavica”, descobriu que os beta-bloqueadores causaram um aumento moderado nos níveis de potássio. Acreditava-se que um aumento na captação pelas células fosse o mecanismo por trás da mudança. Um estudo do Centre Hospitalier de Dourdan, na França, publicado na edição de agosto de 2009 da revista "La Revue de Medecine Interne", relatou um caso de hipercaliemia, ou potássio anormalmente elevado, em uma mulher que toma atenolol.

Hipercaliemia

A hipercaliemia apresenta vários riscos para a saúde que apoiam a recomendação de que você não tome potássio e atenolol juntos. Esta condição pode causar fraqueza muscular, paralisia temporária e arritmia cardíaca ou batimentos cardíacos anormais. Normalmente, o seu corpo regula estritamente o potássio na corrente sanguínea, mas o atenolol pode interferir com os mecanismos reguladores normais. O site Drugs.com também alerta para a possibilidade de broncoespasmos sérios ao tomar atenolol e iodeto de potássio juntos.Você deve consultar seu médico antes de tomar qualquer suplemento enquanto estiver tomando atenolol.