casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Quais são os perigos do clorato de potássio?

Palitos de fósforo, fogos de artifício e explosivos podem conter clorato de potássio. Esta substância branca e em pó pode parecer inócua, mas tem um efeito poderoso. Quando deixada sozinha, pode ser menos prejudicial, mas quando é dada a chance de reagir à matéria orgânica, como o açúcar ou a pele, pode resultar em sérios danos. O clorato de potássio deve ser armazenado e manuseado por profissionais certificados. Se você entrar em contato com o clorato de potássio, procure ajuda médica imediatamente. Toxicidade

O clorato de potássio sozinho é tóxico para a pele, olhos e órgãos internos, afirma inchem.org. Se você entrar em contato com este produto químico, lave as áreas afetadas e procure ajuda médica imediatamente. Em casos de ingestão, o site recomenda enxaguar a boca e induzir o vômito se a pessoa estiver consciente. Ajuda médica será necessária neste caso também. O clorato de potássio também tem o potencial de produzir fumos tóxicos se for usado em um incêndio.

A Folha de Dados de Segurança do Material, MSDS, para clorato de potássio declara que é "tóxico para sangue, rins, pulmões, sistema, fígado e membranas mucosas ". A exposição repetida ou prolongada pode causar sérios danos às áreas afetadas.

Combustão

Embora não seja combustível sozinho, o clorato de potássio pode aumentar a combustão de outras substâncias, afirma inchem.org. Como mencionado anteriormente, se este produto químico estiver envolvido em um incêndio, ocorrerá fumaça tóxica. A ventilação adequada é necessária ao usar esta substância e deve ser mantida longe do calor ou da chama. O site também afirma que serragem ou outras substâncias não devem ser usadas para apagar o fogo, pois podem causar mais ignição. A água é necessária, e deve ser pulverizada livremente sobre as chamas.

Explosão

Embora não seja inflamável, quando misturado com outras substâncias, pode causar uma explosão, muitas vezes resultando em chamas. É frequentemente usado para fazer fósforos, fogos de artifício e outros explosivos. De acordo com Angelo.edu, o clorato de potássio é um agente oxidante; quando misturado com um composto orgânico, como açúcar simples e ácido sulfúrico, resulta em uma explosão. Por esta razão, o clorato de potássio deve ser armazenado sozinho, e deve-se ter cuidado ao removê-lo de uma garrafa. Se você raspar a garrafa, você pode fazer a garrafa acender.

A natureza explosiva do clorato de potássio é mostrada às vezes em demonstrações de laboratório de química. Somente especialistas e profissionais licenciados devem realizar essas demonstrações. Nestes casos, a ventilação adequada é sempre necessária, e os participantes devem ser protegidos da explosão e das chamas resultantes.

Corrosão

A Inchem.org também menciona que o clorato de potássio pode ser corrosivo para metais quando na presença de agua. Não armazene este composto em metal, e deve-se ter cuidado ao lavar a substância de uma superfície de metal.