casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Como alguém consegue alto potássio?

Se você é um indivíduo razoavelmente saudável, você provavelmente cuida de suas atividades diárias sem ter que prestar muita atenção à sua função muscular ou nervosa. No entanto, o delicado processo através do qual seus músculos e nervos trabalham requer níveis específicos de substâncias chamadas eletrólitos. O potássio é uma dessas substâncias-chave. Seus níveis costumam subir acima do normal por causa de problemas simultâneos, incluindo ingestão excessiva; problemas renais e certos medicamentos.

Em um adulto, os níveis de potássio no sangue normalmente variam de 3,5 a 5 mili-equivalentes por litro, ou mEq /L. Assim, a hipercalemia, termo médico para potássio elevado no sangue, refere-se a níveis acima de 5,5 mEq /L. No entanto, o médico da Flórida e professor de Nefrologia, Richard Preston, observa que os sinais e sintomas cardíacos e neuromusculares geralmente se manifestam quando seus níveis excedem 6,5 mEq /L. Nesse ponto, a hipercalemia se torna uma emergência médica.

Elevação de potássio verdadeira

Normalmente, quando a ingestão de potássio aumenta, os rins tentam se livrar do excesso para manter os níveis saudáveis. Quando isso não acontece e o potássio do sangue permanece alto como resultado do excesso de potássio no corpo, geralmente é por causa da excreção de potássio defeituosa, diz Preston. Seu corpo pode não ser capaz de excretar excesso de potássio como resultado de doença renal, deficiência de aldosterona ou falta de resposta a sinais de aldosterona. A aldosterona é o principal hormônio que regula o equilíbrio de sal, água e eletrólitos no corpo.

False Highs

Os valores do teste de potássio podem ser falsamente elevados. Os médicos se referem a esse fenômeno como "pseudo-hipercalemia". As possíveis causas incluem erro no laboratório, apertamento repetido dos punhos durante o processo de coleta de sangue e uma infecção viral chamada mononucleose. Segundo Preston, o excesso de plaquetas ou glóbulos brancos no sangue também pode levar a altos valores de potássio. Mais raramente, valores altos podem resultar de uma condição hereditária conhecida como "pseudo-hipercalemia familiar", que faz com que o potássio vaze dos glóbulos vermelhos.

Mudanças de potássio

Embora seja prático, um teste de potássio verifica níveis de potássio no sangue, a maioria das reservas de potássio do seu corpo está realmente dentro de suas células. Assim, o potássio do sangue pode subir como resultado de células liberando grandes quantidades de potássio, diz Preston. Os médicos chamam esse fenômeno de "hipercalemia redistributiva". Causas possíveis incluem: desequilíbrios de íons de hidrogênio; uma classe de medicamentos chamados agentes bloqueadores beta adrenérgicos; overdose maciça com a droga digitalis; deficiência de insulina; queimaduras graves e infecções graves.

Drogas

Um número de drogas pode causar ou agravar a hipercalemia, observa o médico Maxine Papadakis. Eles o fazem inibindo a excreção de potássio, adicionando potássio ao organismo, promovendo mudanças de potássio ou interferindo na função da aldosterona. Alguns exemplos entre muitos incluem a classe de analgésicos conhecidos como antiinflamatórios não-esteróides, heparina, inibidores da ECA e alguns diuréticos.

Sintomas & Tratamento

Uma pequena elevação no potássio no sangue geralmente não produz sintomas. , diz o manual da Merck. No entanto, a hipercalemia moderada e grave pode causar palpitações, letargia, fraqueza muscular, paralisia, ritmo cardíaco lento, confusão e até insuficiência respiratória. Segundo a First Consult, o tratamento de emergência de hipercalemia grave envolve inicialmente injeções hospitalares de gluconato de cálcio, seguidas de infusões de insulina e glicose. Para casos leves, tomar menos potássio e evitar qualquer medicamento que impeça o corpo de excretar potássio é geralmente suficiente.