casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Efeitos da saúde do óleo de palma na dieta

O óleo de palma é um dos óleos mais utilizados nos Estados Unidos e no mundo, de acordo com o Centro para a Ciência no Interesse Público. O óleo de palma vem da polpa da fruta da palma e é de cor vermelha, ao contrário do óleo de palmiste, que vem da semente. O óleo de palma é usado em alimentos como margarina, óleo de cozinha, sopas, biscoitos e assados. Uma das razões para sua popularidade é porque é cerca de 1/3 mais barata que o óleo de soja, afirma a CSPI. ", o óleo de palma é o óleo de cozinha mais barato do mundo. O petróleo também é o centro da controvérsia devido a acusações de que as florestas tropicais do Sudeste Asiático, especialmente na ilha malaia de Bornéu, estão sendo destruídas para dar lugar a plantações de palmeiras, de acordo com a BBC. O teor de gordura no óleo de palma é cerca de 50% saturado e 50% insaturado, segundo a Dra. Astrid Pujari, que publicou um artigo no "Seattle Times" em 2007. Alimentos ricos em gordura saturada podem aumentar o risco de doenças cardíacas e acidente vascular cerebral, de acordo com a American Heart Association.

Benefícios possíveis

O óleo de palma também contém compostos de vitamina E e cartenoides, que são compostos antioxidantes naturais relacionados à vitamina A. Embora os compostos vitamínicos tenham benefícios saudáveis, o óleo de palma Ainda é relativamente alto em gordura saturada em comparação com outros óleos vegetais, afirma Pujari. Os defensores do óleo de palma apontam que ele também contém uma alta porcentagem de ácido oléico, o ácido graxo saudável no óleo de oliva e canola e o ácido linoléico, que pode ter efeitos positivos suficientes sobre o colesterol para compensar os efeitos negativos da gordura saturada. Pujari.

Efeitos negativos no colesterol

Um estudo feito pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos descobriu que o óleo de palma tinha efeitos negativos sobre o colesterol ruim, ou LDL, e apolipoporteína - uma proteína ligada a partículas de gordura que carrega LDL através da corrente sanguínea - comparado ao óleo de canola e soja, que são ricos em gordura insaturada. O objetivo do estudo foi testar se o óleo de palma era um substituto saudável para as gorduras trans. O estudo descobriu que, enquanto o óleo de palma é um substituto popular devido à sua capacidade de ser usado como gordura dura em alimentos embalados, é a alta proporção de gordura insaturada no óleo de palma também pode ser ruim para o coração. Avisos - A Associação Americana do Coração e a Associação Americana de Diabetes advertem as pessoas a evitar o óleo de palma, devido à probabilidade de promover doenças cardiovasculares.