casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Vitamina C e Serotonina

A serotonina química do cérebro desempenha um papel vital na sua saúde e bem-estar. Como um mensageiro químico, a serotonina transmite informações de uma parte do cérebro para outra. A serotonina é necessária para uma variedade de funções no corpo e, portanto, é importante que o suficiente esteja sendo produzido. A dieta pode ter um impacto nos níveis de serotonina e a vitamina C é uma parte necessária da fabricação desse neurotransmissor. No entanto, é importante não auto-diagnosticar que os níveis de serotonina são baixos, mas sim consultar o seu médico para discutir possíveis mudanças na dieta que podem melhorar os níveis.

Serotonina

A serotonina é um dos vários neurotransmissores relacionados para humor e energia. No livro "Segredos da Serotonina", de Carol Hart, Ph.D., ela explica que a serotonina é o maior sistema único no cérebro, e supervisiona a digestão, a expansão e a contração dos vasos sanguíneos, do movimento e do humor. A serotonina também modula ou controla os efeitos de outros neurotransmissores, e é por isso que pode ter um efeito tão grande no humor e no comportamento, acrescenta Hart.

A vitamina C é necessária para produzir serotonina, segundo o Dr. "Beyond Prozac". Não apenas a vitamina C é importante, mas também quantidades adequadas de vitamina E e todas as vitaminas B, particularmente B-6, ácido fólico e biotina, observa Norden. Ainda assim, sem quantidade suficiente de vitamina C, o corpo não pode converter o triptofano em serotonina, observa Karol Ladd, em seu livro "Um Plano Positivo para Criar Mais Calma, Menos Stress" e, portanto, alimentos ricos em vitamina C e triptofano são importantes para o humor Um alimento balanceado é importante para a produção de todos os neurotransmissores, mas certos alimentos podem ajudar a aumentar os níveis de serotonina mais do que outros. Espinafre, banana e amêndoa são boas opções para fornecer vitamina C, juntamente com vitaminas do complexo B e vitamina E. Turquia, ovos, nozes, feijão e leite fornecem triptofano, observa Ladd, que também é necessário para a produção de serotonina.

Juntamente com os outros neurotransmissores, o corpo mantém um delicado equilíbrio de serotonina para a saúde e o bem-estar. Tentar mudar os níveis de serotonina sem a ajuda de um profissional de saúde treinado pode causar efeitos colaterais negativos e pode até mesmo ser perigoso. Particularmente, se você sofre de depressão, consulte o seu médico para determinar se você precisa de medicação por prescrição para aumentar os níveis de serotonina.