casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

As morangos contêm antioxidantes?

Um membro da família das rosas, os morangos são carregados com antioxidantes que são absorvidos eficientemente em seu corpo. De acordo com um estudo publicado na edição de julho de 2006 do The American Journal of Clinical Nutrition, os morangos são um dos 50 alimentos com maior teor antioxidante. Ao promover uma ótima saúde, os antioxidantes ajudam a evitar doenças crônicas como câncer e doenças cardíacas. Morangos também contêm outros nutrientes benéficos, como fibras, magnésio, fósforo, folato, potássio e cálcio.

Antocianinas, Antioxidantes Coloridos

Antocianinas são os antioxidantes que dão aos morangos sua cor vermelha. Estudos epidemiológicos, estudos em animais e estudos clínicos mostraram que as antocianinas podem proteger contra doenças cardiovasculares, segundo o Serviço de Pesquisa Agrícola do USDA A maioria dos estudos com animais demonstrou que as antocianinas beneficiam a saúde do seu coração ao obstruir os mecanismos que contribuem para doenças cardíacas. reduzindo a coagulação, inibindo a inflamação crônica e baixando o colesterol.

Vitamina C, Um poderoso antioxidante

Uma xícara de morangos frescos fornece cerca de 85 miligramas de vitamina C, atendendo a 94% a 113% de suas necessidades diárias de vitamina C. Como um antioxidante, a vitamina C exerce efeitos protetores contra os danos dos radicais livres. Os radicais livres são compostos desonestos que danificam seu DNA. Além de sua ação antioxidante, a vitamina C contribui para o crescimento e reparo dos tecidos do corpo. Seu corpo requer esta vitamina solúvel em água para fabricar colágeno, que é o principal componente estrutural de tendões, ligamentos, cartilagens, vasos sanguíneos e pele. A vitamina também é essencial para o desenvolvimento de ossos e dentes saudáveis.

Quercetina, um flavonóide antioxidante

Encontrado naturalmente em morangos, a quercetina é parte de um grupo de pigmentos vegetais chamados flavonóides que dão vegetais, frutas e floresce sua cor. De acordo com a Universidade de Maryland Medical Center, a quercetina atua como um anti-histamínico e um agente anti-inflamatório, e pode ajudar a protegê-lo contra o câncer e doenças cardíacas. Estudos baseados na população sugerem que a quercetina pode ajudar a diminuir o risco de aterosclerose, que é um acúmulo de placas nas artérias que podem causar acidente vascular cerebral ou doença cardíaca. O flavonóide também pode ajudar as células liberadoras de histamina a permanecer em equilíbrio e, assim, exibir um efeito anti-inflamatório. As histaminas são substâncias químicas que causam reações alérgicas.

Ácido elágico, um composto fenólico

O ácido elágico é um composto fenólico derivado de elagitaninos comumente encontrados em morangos e tem propriedades antibacterianas e antivirais. De acordo com o Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, um pequeno estudo clínico demonstrou que o ácido elágico pode reduzir a peroxidação lipídica e reduzir o colesterol em pessoas com síndrome metabólica. Estudos pré-clínicos mostram que o ácido elágico apresenta propriedades anticancerígenas contra células do câncer de esôfago, próstata, colorretal e fígado.