casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Interações medicamentosas do complexo B da vitamina

O complexo de vitamina B refere-se às seguintes vitaminas: tiamina, riboflavina, niacina, ácido pantotênico, piridoxina, biotina, ácido fólico e cobalamina. Cada tipo de vitamina B interage de forma diferente com certos tipos de medicamentos. No entanto, todas as vitaminas B interagem de forma semelhante com a tetraciclina, um antibiótico. Vitaminas do complexo B previnem a absorção da tetraciclina e interferem na sua atividade. Você nunca deve tomar vitaminas do complexo B concomitantemente com a tetraciclina. Consulte o seu médico antes de tomar qualquer suplemento vitamínico, se você também estiver tomando outros medicamentos.

Tiamina ou vitamina B1

Relatos de casos mostraram que tomar tiamina concomitantemente com 5-Fluorouracil - uma droga terapêutica contra o câncer - ou diuréticos podem induzir deficiência de tiamina. Tomar fenitoína, um medicamento para convulsões, por uma duração prolongada também reduz o nível de tiamina no sangue.

A falta de tiamina ao longo de muitos dias de calendário pode prejudicar vários tecidos - do coração para o cérebro. Seu corpo precisa de tiamina para um sistema nervoso saudável, metabolismo energético e apetite normal (ver referências 1).

Riboflavina ou Vitamina B2

Certas medicações antipsicóticas, antimaláricas e de quimioterapia antineoplásica podem impedir que a riboflavina convertendo em FAD e FMN - moléculas envolvidas no metabolismo energético. O seu risco de se tornar deficiente em riboflavina aumenta proporcionalmente com a sua ingestão do medicamento anti-convulsão fenobarbital ao longo de vários dias. O excesso de fenobarbital estimulará o fígado a liberar enzimas - proteínas especializadas - para destruir a riboflavina.

A deficiência de riboflavina interrompe o metabolismo energético e causa problemas de saúde na pele e na visão, como hipersensibilidade à luz, olhos vermelhos, rachaduras na pele. lábios, erupção cutânea e vermelho-arroxeado, inchados e às vezes dor na língua.

Niacina ou vitamina B3

Em alguns casos, a ingestão concomitante de niacina e medicamentos redutores do colesterol da lovastatina - induziu rabdomiólise, uma condição de fibras musculares fragmentadas e a liberação de seu conteúdo no sangue. Rabdomiólise aumenta o risco de insuficiência renal.

O ácido pantotênico ou vitamina B5

O ácido pantotênico pode aumentar a atividade de medicamentos para a doença de Alzheimer, e pode produzir efeitos colaterais graves. Não tome vitamina B5, se você também estiver em medicação para a doença de Alzheimer, a menos que você tenha a aprovação do seu médico.

Piridoxina ou vitamina B6

Os seguintes medicamentos podem diminuir os níveis de vitamina B6 no sangue e aumentar seu risco de deficiência de vitamina B6: cicloserina e isoniazida, para tuberculose; penicilamina, para artrite reumatóide; teofilina, para asma; inibidores da monoamina oxidase, para depress�; e eritropoetina, para anemia.

A vitamina B6 pode diminuir a atividade dos seguintes medicamentos: levodopa, para doença de Parkinson e fenitoína, para convulsões (ver referências 5).

A deficiência de vitamina B6 pode induzir anemia, atividade cerebral anormal, transtornos de humor, espasmos musculares e convulsões (ver referências 5). A deficiência de vitamina B6 também enfraquece o sistema imunológico.

Biotina ou vitamina B7

As drogas anticonvulsivas, usadas para tratar convulsões, podem interferir na absorção da biotina. Além disso, uma ingestão de drogas sulfa durante um longo período de tempo pode diminuir a produção de biotina a partir de bactérias, encontradas naturalmente em seus intestinos.

Uma deficiência em biotina pode causar perda de cabelo, falta de apetite, náusea, depressão, dor muscular, fraqueza, fadiga, pele seca, erupção cutânea e atividade cardíaca anormal.

Ácido fólico ou vitamina B9

Os seguintes medicamentos diminuem a absorção de ácido fólico e sua atividade: metformina, para diabetes tipo 2 e sangue anormal ", 3, [[sulfassalazina, para doença de Crohn e colite ulcerativa; triamterene, um diurético; metotrexato, para câncer e artrite reumatóide; "barbiturates, for sedatives;", 3, [[e anticonvulsivantes.

A deficiência de ácido fólico pode levar à anemia, azia, diarréia, constipação, infecções freqüentes, depressão, confusão mental e desmaios.

Cobalamina Vitamina B12

Cloranfenicol, um antibiótico, pode inibir a resposta dos glóbulos vermelhos à vitamina B12 e a metformina, prescrita para diabetes, pode diminuir a absorção de vitamina B12.

A deficiência de vitamina B12 produz anemia, fadiga e hipersensibilidade e degenera o sistema nervoso, levando a paralisia