casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Convulsões Devido à Falta de Cálcio em Crianças

O cálcio é um mineral importante para muitas das funções do corpo. É particularmente importante para o bom funcionamento dos músculos, do sistema nervoso e do coração. A maioria do cálcio no corpo é armazenada nos ossos. Normalmente, os bebês têm níveis normais de cálcio no sangue, mas o cálcio baixo, ou hipocalcemia, pode causar consequências significativas para a saúde, incluindo convulsões.

Causas de baixo teor de cálcio em crianças

Crianças prematuras têm risco particular de desenvolver convulsões a baixos níveis de cálcio. De acordo com o Medline Plus, outras causas de hipocalcemia neonatal incluem certos medicamentos, em particular a gentamicina, um antibiótico comumente usado em recém-nascidos; diabetes na mãe; e baixa disponibilidade de oxigênio durante o processo de parto, levando a uma condição chamada asfixia neonatal. Se o bebê tomar leite de vaca ou fórmula com teor de fósforo muito alto, a hipocalcemia também pode ocorrer. A deficiência de vitamina D também pode causar diminuição dos níveis de cálcio, uma vez que esta vitamina é necessária para a absorção de cálcio do intestino. Sintomas Os sintomas iniciais de baixo cálcio em crianças incluem nervosismo, tremores e tremores. Segundo o Manual Merck, as convulsões em recém-nascidos são difíceis de reconhecer. Eles são geralmente convulsões focais, que afetam apenas uma parte do cérebro. As manifestações comuns de convulsões focais em lactentes incluem empuxo da língua, palpitação dos olhos, contração da língua e dos lábios e movimentos bruscos intermitentes das extremidades. Outra causa de convulsão em bebês com baixo nível de cálcio é o baixo teor de oxigênio no cérebro se a criança está tendo arritmia ou um ritmo cardíaco anormal. Hipocalcemia pode abrandar o seu coração, o que pode prejudicar a entrega de oxigênio para o cérebro e provocar uma crise.

Controle de apreensão

Crianças com hipocalcemia e convulsões precisam de atenção imediata, a fim de controlar as convulsões. De acordo com Epilepsy.com, o cálcio intravenoso é a maneira mais eficaz de aumentar o nível de cálcio na corrente sanguínea. Deve-se ter cuidado para que o cálcio intravenoso não seja infundido muito rapidamente, pois isso pode causar parada cardíaca. O magnésio intravenoso também pode ser necessário, pois níveis baixos de magnésio podem impedir a correção efetiva dos níveis de cálcio.

Tetania

É importante não confundir convulsões em um neonato com tetania. A tetania é um espasmo doloroso e sustentado das mãos e pés que pode imitar a atividade convulsiva. Níveis diminuídos de cálcio também podem causar tetania. A tetania pode se estender até o rosto e causar espasmos e espasmos da garganta. Não tratados, esses espasmos podem levar a dificuldades respiratórias graves e podem ser fatais.