casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Dieta do hipoparatireoidismo

Hipoparatireoidismo é uma condição na qual as glândulas paratireoides não produzem hormônio paratireóide suficiente. O hormônio paratireóideo ajuda a regular a quantidade de cálcio e fósforo no sangue. A maioria dos sintomas de hipoparatireoidismo é devida a baixos níveis de cálcio no sangue e incluem espasmos musculares, perda de cabelo, pele seca, dormência, formigamento, infecções fúngicas e convulsões. O tratamento geralmente inclui suplementação, bem como alterações na dieta.

Calcium O tratamento primário para o hipoparatireoidismo envolve o aumento dos níveis de cálcio no sangue. A maioria dos planos de tratamento inclui um suplemento de cálcio, mas certifique-se de conversar com seu médico antes de adicioná-lo à sua dieta. Consumir alimentos ricos em cálcio, como laticínios, feijão, folhas verdes escuras, amêndoas, sucos e cereais fortificados, aveia e sardinha. A Dra. Karen Winer, uma cientista do National Institutes of Health, que é conhecida por seu trabalho com pacientes com hipoparatireoidismo, sugere receber cerca de 1.000 a 1.500 mg em quatro pequenas refeições ao longo do dia. Seu médico irá recomendar a dose adequada para você.

Vitamina D

O hormônio paratireoide estimula os rins para formar a forma ativa da vitamina D, então os níveis podem ser deficientes naqueles que sofrem de hipoparatireoidismo. A vitamina D desempenha um papel fundamental na absorção de cálcio, por isso o seu médico pode sugerir um suplemento. Fontes alimentares de vitamina D são produtos lácteos limitados, principalmente fortificados, peixes gordurosos e cereais fortificados. A maioria das pessoas atende algumas de suas necessidades de vitamina D com a exposição solar, já que nossa pele também pode criar vitamina D a partir da radiação ultravioleta, mas a exposição solar deve ser limitada para prevenir o câncer de pele. são muito altos em pessoas com hipoparatireoidismo porque o hormônio produzido pela paratireóide ajuda a regular os níveis de fósforo. Portanto, a ingestão de fósforo na dieta deve ser limitada. O leite, enquanto uma das melhores fontes de cálcio, também tem altos níveis de cálcio, portanto a ingestão de produtos lácteos deve ser moderada. Outras fontes de fósforo incluem refrigerante, carne, cachorro quente e ovos.

Outras considerações dietéticas

A absorção de cálcio é diminuída pelo consumo de quantidades excessivas de carnes, fitatos encontrados em grãos integrais e ácido oxálico encontrado em alimentos vegetais. como espinafre, acelga e ruibarbo, pois esses compostos se ligam e diminuem a disponibilidade de cálcio. Outros componentes alimentares que podem interferir nos níveis de cálcio incluem cafeína, chá, álcool e sódio. Um nutricionista pode ajudar a planejar um menu adequado para pessoas com hipoparatireoidismo. Pergunte ao seu médico para recomendações de nutricionistas registrados especializados nesta área.