casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Estrogênio e Absorção de Cálcio

O estrogênio é um dos principais hormônios femininos que melhora a capacidade do organismo de absorver o cálcio do trato digestivo. O estrogênio também ajuda a manter os níveis de cálcio no esqueleto. Mulheres na menopausa e mulheres que não produzem estrogênio suficiente podem sofrer de diminuição da densidade óssea porque a falta de estrogênio prejudica a absorção de cálcio, resultando em reabsorção do esqueleto para atender às necessidades de cálcio do corpo.

Como funciona O papel que o estrogênio desempenha na regulação da absorção de cálcio não é claramente entendido. Embora as partes do trato intestinal tenham receptores estrogênicos, não se sabe se o hormônio afeta direta ou indiretamente a absorção de cálcio. Nos primeiros anos após a menopausa, você pode experimentar níveis de perda óssea entre 3 a 5 por cento, diz o National Institutes of Health. Após a idade de 65 anos, a perda óssea geralmente cai abaixo de 1%.

Amenorréia

Você pode sofrer perda de estrogênio por outras razões que não a menopausa natural. Amenorréia, ou uma falha da menstruação para começar, uma histerectomia ou perda de reservas de gordura devido ao exercício excessivo ou anorexia também pode causar níveis de estrogênio a cair. Estas condições também prejudicam a absorção de cálcio. Se alguma dessas condições se aplicar a você, aumentar a ingestão de alimentos que contêm cálcio e tomar suplementos de cálcio pode ajudar a diminuir a perda óssea, mas pode não substituir completamente a quantidade que você perde.

Consequências

Menores níveis de cálcio em seu corpo devido à má absorção pode levar à osteoporose e a um risco maior de fraturas de quadril, coluna vertebral, pélvica, costelas e outras devido à baixa densidade mineral. Para evitar essas condições, as mulheres na pós-menopausa geralmente iniciam a terapia de reposição hormonal que consiste em estrogênio e progesterona. HRT tem sido associado com muitos efeitos colaterais que variam de problemas no fígado para um aumento da incidência de alguns tipos de câncer, no entanto. Fontes de cálcio de cálcio incluem alimentos lácteos, legumes, como couve, repolho chinês, brócolis, couve e alimentos enriquecidos com cálcio. O cálcio tem outras funções importantes em seu corpo além de manter seu esqueleto. Estudos indicam que o cálcio ajuda a baixar a pressão arterial e pode ajudar a prevenir o câncer de cólon e reto. A ingestão excessiva de cálcio na dieta é rara, embora seja possível que você exceda as quantidades recomendadas tomando suplementos. O NIH afirma que as mulheres de 19 a 50 anos de idade requerem uma ingestão total de cerca de 2.500 mg por dia. As mulheres mais velhas precisam de cerca de 2.000 mg.