casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Ferro vs. Sulfato de Ferro como Suplemento

O ferro é um mineral encontrado em todas as células do corpo humano. No entanto, raramente é encontrado sozinho, porque o ferro puro carrega uma carga elétrica positiva que o torna instável. Para estabilidade, o ferro se liga a outras moléculas que carregam uma carga negativa que anula sua própria carga positiva. Um exemplo é a molécula de sulfato encontrada no sulfato de ferro, um tipo de suplemento de ferro que é mais comumente conhecido como sulfato ferroso. Sulfato de ferro contém ferro, mas não é ferro puro ou "elementar".

Produção

Os fabricantes preparam o sulfato de ferro dissolvendo limalhas de ferro em ácido sulfúrico. Uma vez que o ferro esteja completamente dissolvido, o fabricante ajusta o pH para que ele se aproxime do neutro. Quando isso acontece, o sulfato de ferro fica sólido e cai no fundo do líquido. Os sais de ferro resultantes são então moldados e secos em comprimidos, xarope ou cápsulas mastigáveis.

Dose

Sulfato de ferro contém 20 por cento de ferro por peso. A dose padrão de sulfato de ferro é de um comprimido de 325 mg, uma a três vezes por dia. Cada comprimido contém 65 mg de ferro elementar. Para crianças ou pessoas que têm dificuldade em absorver o ferro, o médico pode prescrever outras formas de sulfato de ferro, como xarope ou cápsulas mastigáveis, que vêm em uma dose menor. Em cada caso, a quantidade de ferro elementar corresponde a 20% da dose.

Para absorver o ferro, o ácido clorídrico no estômago deve dissolver o ferro elementar da molécula de sulfato. o inverso do processo usado para fabricar sulfato de ferro. Para promover isso, seu médico pode dizer-lhe para tomar sulfato de ferro com o estômago vazio, com um copo de suco ácido, como tomate ou suco cítrico ou com um suplemento de vitamina C - também conhecido como ácido ascórbico -. Alternativas

A maioria das pessoas obtém o ferro de que necessitam de alimentos como carne, aves, frutos do mar, gemas de ovos, legumes e grãos fortificados. Você não deve tomar sulfato de ferro, a menos que seu médico lhe diga para fazê-lo. Se ele ou ela recomendar um suplemento de ferro, ele ou ela pode recomendar fumarato de ferro ou gluconato de ferro, também conhecido como fumarato ferroso e gluconato ferroso. Estes são dois outros tipos de suplementos de ferro que contêm 33 e 12 por cento de ferro elementar, respectivamente.

Considerações

Sulfato de ferro pode causar efeitos colaterais, como dores de estômago, náuseas, vômitos, diarréia ou constipação. Pergunte ao seu médico o que você deve fazer sobre isso. Estes efeitos secundários são frequentemente mais pronunciados com o sulfato de ferro, em comparação com o fumarato de ferro e o gluconato de ferro. Com o tempo, o excesso de ferro elementar pode se depositar em seus órgãos internos, como o coração, fígado ou rim e articulações, onde causa danos permanentes. Se o seu médico lhe disser para tomar sulfato de ferro ou outra forma de ferro, sempre compareça a todas as consultas de acompanhamento e pergunte quando é seguro pará-lo. , , ] ]