casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Deficiência de Spirulina & B

Spirulina, um tipo de alga marinha, pode ajudá-lo a suprir sua necessidade de vitamina B ou tratar deficiências leves. As vitaminas do complexo B ajudam o corpo a metabolizar gorduras e proteínas e a converter carboidratos em açúcar para suprir seu corpo com a energia necessária. Eles também apoiam o funcionamento do fígado e do sistema nervoso central; ajude seu corpo a produzir hormônios sexuais e de estresse; e fortalecer seu cabelo, olhos e pele. Apesar do próprio spirulina é geralmente segura, algumas marcas podem conter toxinas adicionadas

Spirulina e vitamina B deficiências

Spirulina contém seis vitaminas B -. Tiamina, riboflavina, niacina, ácido pantotênico, piridoxina e ácido fólico. A maioria das pessoas obtém o suficiente dessas vitaminas de suas dietas. Mulheres que tomam pílulas anticoncepcionais podem sofrer de deficiência de vitamina B-6 ou piridoxina. Pessoas que abusam de álcool podem desenvolver deficiências em várias vitaminas do complexo B.

Vitaminas B-1 e B-2

Uma colher de sopa de spirulina seca fornece 0,17 mg de vitamina B-1 ou tiamina. Outras fontes alimentares de B-1 incluem feijão, cereais, nozes e carnes. Uma dieta saudável inclui 1 a 1,5 mg de vitamina B-1 por dia. Se você é levemente deficiente em vitamina B-1, as quantidades recomendadas variam de 5 a 30 mg por dia. Deficiências graves podem exigir suplementos de até 300 mg. Para atender às suas necessidades de B-1 através de suplementos de espirulina sozinho, você precisaria tomar cerca de 5 colheres de sopa para necessidades básicas e mais de 100 xícaras para tratar uma deficiência grave. A dose para tratar uma deficiência de vitamina B-2, ou riboflavina, varia de 5 a 30 mg por dia. Uma colher de sopa de espirulina seca contém 0,26 mg de B-2 e 1 xícara contém cerca de 4 mg.

Vitaminas B-3 e B-5

A dose diária recomendada de niacina, ou vitamina B-3, varia de 14 a 16 mg por dia. Pessoas com deficiências leves podem precisar tomar 50 a 100 mg por dia. Aqueles com pelagra, uma deficiência grave de niacina, pode exigir suplementos diários de até 500 mg. Uma colher de sopa de espirulina seca fornece pouco menos de 1 mg de niacina e uma xícara fornece 14 mg. Se você é deficiente em vitamina B-5 ou ácido pantotênico, pode se beneficiar de suplementos de até 10 mg por dia. Se você não é deficiente, a RDA para o B-5 varia de 5 a 7 mg. Uma colher de sopa de spirulina seca fornece cerca de 0,24 mg de B-5, e 1 xícara de spirulina fornece cerca de 4 mg de ácido pantotênico.

Vitaminas B-6 e Folato

A Spirulina contém uma pequena quantidade de vitamina B -6, mas não o suficiente para atender às suas necessidades. A dose de B-6 necessária para uma deficiência varia de 2,5 a 30 mg. Uma xícara de espirulina seca contém 0,4 mg de vitamina B-6. Spirulina fornece maiores quantidades de folato, com 7 mg em 1 colher de sopa e 105 mg em 1 xícara. O RDA para folato, também conhecido como ácido fólico, é de 400 mcg. Outras fontes alimentares de folato incluem vegetais de folhas verdes, feijões secos e frutas cítricas. Se você quiser complementar sua dieta com spirulina, pergunte ao seu médico ou farmacêutico para recomendar uma marca não contaminada por metais pesados. Além da vitamina B-3, a spirulina fornece proteínas, vitamina E, manganês, ferro, selênio e beta-caroteno, além de antioxidantes e ácidos graxos essenciais.