casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Deficiência de potássio e boro

O potássio funciona não apenas como um mineral essencial, mas como um eletrólito, enquanto o boro foi descoberto como um elemento essencial no início do século XX. Para adultos, o IA, ou a ingestão adequada de potássio é de 4.700 mg por dia. Não há IA ou Dietary Recommended Allowary Dietary Allowance para o boro, mas o limite superior para o boro é de 20 mg por dia para adultos. A Organização Mundial de Saúde estabeleceu uma faixa aceitável de boro de 1 mg a 13 mg por dia. A correlação entre esses minerais é que uma deficiência em qualquer um parece levar à osteoporose e pedras nos rins.

Deficiência de potássio

A deficiência de potássio, também chamada hipocalemia, é mais comum que a deficiência de boro. O baixo consumo de potássio pode levar à fadiga, fraqueza e cãibras musculares e paralisia intestinal, que inclui inchaço, constipação e dor abdominal. A deficiência grave de potássio pode causar paralisia muscular ou ritmos cardíacos anormais que podem se tornar fatais. Parece haver uma correlação entre a diminuição da ingestão de potássio e o aumento da incidência de acidente vascular cerebral. Pelo menos quatro estudos detalhados no site do Instituto Linus Pauling, da Oregon State University, relataram uma associação significativa entre a ingestão de potássio e a densidade mineral óssea, sugerindo que os baixos consumos de potássio podem levar à osteoporose. Também parece haver uma correlação entre o consumo diminuído de potássio e pedras nos rins.

Deficiência de boro

A deficiência de boro não foi definitivamente observada em populações humanas. No entanto, estudos mostraram que a deficiência de boro afetou a composição, estrutura e força dos ossos, causando alterações semelhantes à osteoporose. Isto parece ser um resultado da deficiência de boro que afeta o metabolismo do cálcio e do magnésio; diminui a absorção de minerais e aumenta sua excreção. A deficiência de boro também pode contribuir para a formação de pedras nos rins e pode diminuir o estado de alerta mental. Também pode haver uma ligação entre a deficiência de boro e osteoartrite.

Fontes de Alimentos

Para evitar sintomas de deficiência e garantir a saúde adequada, consuma quantidades adequadas desses minerais. O potássio pode ser encontrado em batatas, ameixas, passas, bananas, suco de tomate, suco de laranja, alcachofras, feijão, abóbora, espinafre, sementes de girassol, amêndoas e melaço. Boro pode ser encontrado em amêndoas, feijão borlotti, avelãs, peras, uvas vermelhas, maçãs, castanhas, kiwi, prumo, grão de bico, laranjas, ameixas, damascos, pêssegos, passas, abacate, tâmaras, manteiga de amendoim e feijão vermelho

Grupos de risco para a deficiência de potássio

Muitas situações aumentam as chances de um indivíduo se tornar deficiente em potássio. Eles incluem insuficiência cardíaca congestiva, depleção de magnésio, anorexia nervosa ou bulimia, uso excessivo ou abuso de laxantes, vômitos ou diarréia intensa, alcoolismo ou uso de diuréticos que debilitam potássio. Indivíduos que consomem grandes quantidades de alcaçuz preto contendo extrato de raiz de alcaçuz podem desenvolver hipocalemia. As dietas ocidentais são tipicamente ricas em sódio e pobres em potássio, em parte devido à mudança de frutas e vegetais frescos para produtos alimentícios embalados e processados.