casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Dano do nervo e vitamina B12

A vitamina B12, um membro do complexo de vitamina B, é uma vitamina essencial. Seu corpo não pode produzir vitaminas essenciais, mas requer seu funcionamento biológico normal. Normalmente, o corpo libera rapidamente o excesso de vitaminas B na urina, mas o fígado pode armazenar vitamina B12 por anos. A deficiência crônica de vitamina B12 pode esgotar seus estoques e levar a uma variedade de efeitos adversos, incluindo danos nos nervos.

Funções de vitamina B12

Seu corpo precisa de vitamina B12 para a produção de glóbulos vermelhos, síntese de DNA e manutenção da função neurológica, segundo o relatório do Office of Dietary Supplements. A vitamina B12, também conhecida como cobalamina, desempenha um papel importante na síntese da metionina, que seu corpo utiliza em quase 100 processos fisiológicos diferentes, incluindo a síntese de DNA, RNA, hormônios, lipídios e proteínas. Uma parte crítica da produção desses compostos, a vitamina B12 garante que o corpo tenha energia suficiente e componentes celulares para sobreviver. Seu corpo supera deficiências temporárias em vitamina B12, aproveitando as reservas do fígado.

Vitamina B12 e danos nos nervos

Seu sistema nervoso requer vitamina B12 para o bom funcionamento e manutenção. De acordo com a Universidade de Maryland Medical Center, mesmo a deficiência leve pode levar a sinais de disfunção neurológica, como nervosismo, dormência e uma sensação anormal de formigamento nas extremidades. A deficiência grave e crônica de vitamina B12 pode causar dano permanente ao nervo e perda completa da função e sensação neurológica. Sem vitamina B12, seu sistema nervoso é incapaz de conduzir impulsos nervosos ou manter uma função viável. Esta incapacidade leva rapidamente a danos e deterioração das células nervosas. Pacientes idosos estão freqüentemente em risco de deficiência de vitamina B12 devido à má alimentação e disfunção do sistema digestivo. Vegans, pacientes que sofrem de condições disabsortivas, pacientes com HIV e pessoas com um transtorno alimentar também estão em risco de deficiência de vitamina B12.

Vitamina B12 Requisitos

Para garantir que seu corpo está recebendo o suficiente vitamina B12, o Office de suplementos dietéticos especificou subsídios diários recomendados para a vitamina. Estes subsídios variam dependendo da sua idade, sexo e se você está grávida ou amamentando. Recém-nascidos requerem 0,6 mcg por dia, e esse valor aumenta lentamente até a idade adulta. Adultos de ambos os sexos requerem 2,4 mcg de vitamina B12 por dia. As mulheres grávidas requerem 2,6 mcg, enquanto as mães que amamentam devem consumir 2,8 mcg de vitamina B12 por dia

Fontes de vitamina B12

A vitamina B12 está presente em muitos alimentos, especialmente carne e aves. Comer laticínios ou beber leite também pode fornecer vitamina B12. Ovos e moluscos também são excelentes fontes da vitamina. Em alguns casos, seu médico pode recomendar que você tome suplementos de vitamina B12, que são sinteticamente feitos vitaminas que fornecem o seu corpo com a adequada vitamina B12.

Overdose de vitamina B12

Tomar muita vitamina B12 pode levar a um overdose e vários efeitos secundários adversos. Se você desenvolver uma erupção cutânea ou chiado, consulte o seu médico imediatamente, a Clínica Mayo adverte. Estes sinais podem ser indicações de uma condição séria. Outros efeitos colaterais da vitamina B12 incluem diarréia e irritação leve da pele e coceira.