casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Necessidades diárias para a vitamina C

A dose diária recomendada (RDA) é a ingestão diária média de um nutriente necessário para atender às necessidades de uma pessoa saudável, como explicado pelo National Institutes of Health (NIH) dos EUA. Os RDAs para vitamina C (ácido ascórbico ou ascorbato) são estabelecidos acima da quantidade necessária para prevenir a deficiência. Para os bebês, a medida conhecida como Ingestão Adequada (IA) é estabelecida pelo Conselho de Alimentos e Nutrição (FNB) do Instituto de Medicina porque os RDAs não foram determinados para essa faixa etária.

Bebês

O FNB estabeleceu um IA de vitamina C para bebês com 40mg diariamente, do nascimento aos 6 meses, e 50mg diariamente, dos 7 aos 12 meses. Isso é equivalente à ingestão média de vitamina C em bebês saudáveis que são amamentados. O FNB considera o leite materno uma fonte adequada de vitamina C, e não recomenda alimentar os bebês com nenhuma forma de leite de vaca. O leite de vaca contém muito pouco ácido ascórbico e o calor pode destruir essa vitamina. Meninos e meninas precisam de um mínimo de 40mg de vitamina C diariamente, do nascimento aos 6 meses, e 50mg diariamente, dos 7 aos 12 meses.

Crianças e adultos

Meninos e meninas de 1 a 3 anos têm um RDA de 15mg de vitamina C por dia, segundo o NIH. Esses 4 a 8 anos precisam de 25mg por dia, e as crianças de 9 a 13 anos precisam de 45mg por dia. Considerações são feitas por gênero a partir dos 14 anos, quando as meninas têm uma RDA de 65mg de vitamina C diariamente até os 18 anos e os meninos uma RDA de 75mg nessa faixa etária. A partir de 19, as mulheres necessitam de 75mg de vitamina C por dia, embora as gestantes tenham uma DA de 80 a 85mg e as que amamentam de 115 a 120mg. Homens com 19 anos ou mais têm uma vitamina C RDA de 90mg por dia. Considerações sobre tabagismo

Pessoas que fumam precisam de mais 35mg de vitamina C por dia do que os não-fumantes, conforme observado pelo NIH. Isso ocorre em parte porque os fumantes aumentam o estresse oxidativo e o ácido ascórbico é um antioxidante. A exposição regular ao fumo passivo também exige maior ingestão de vitamina C, embora um requisito específico não seja definido.

Condições de saúde

Pessoas com certas condições de saúde ou comportamentos alimentares podem não obter vitamina C suficiente se consumirem apenas o RDA para o grupo etário. Estes incluem pessoas idosas, pobres, sem abrigo ou doentes mentais que comem uma variedade ou quantidade limitada de alimentos. Indivíduos que abusam de álcool ou outras drogas, ou que seguem dietas que não fornecem nutrição adequada, podem precisar de suplementação de vitamina C. Algumas condições médicas podem reduzir a absorção de vitamina C, como má absorção intestinal, AIDS, doença renal terminal e certos tipos de câncer. Um estudo publicado na edição de novembro de 2009 da "Gastroenterology" observou que alguns pacientes cirúrgicos e traumatizados, e aqueles que desenvolvem choque séptico, experimentam uma queda drástica nos níveis sanguíneos de ascorbato. Pacientes criticamente doentes e vítimas de queimaduras também podem precisar de maior consumo de vitamina C. Todos esses indivíduos aumentaram os requerimentos de vitamina C devido ao estresse oxidativo e à cicatrização de feridas.

, , ] ]