casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

O que uma deficiência de vitamina D significa?

A vitamina D é uma vitamina lipossolúvel que tem muitas funções no corpo. Obter bastante vitamina D em sua dieta pode ajudar a prevenir distúrbios ósseos e alguns tipos de câncer, de acordo com o Instituto Nacional de Saúde dos Suplementos Dietéticos. Algumas pessoas correm mais risco de se tornarem deficientes nessa vitamina do que outras, colocando-as em maior risco de osteoporose e outros problemas de saúde.

A vitamina D é encontrada em todas as células do corpo e ajuda regular a absorção de cálcio e fósforo, balanço glicêmico e atividade de insulina, pressão arterial, composição muscular e resposta do sistema imunológico. É importante na construção de ossos fortes, diferenciação celular e função dos músculos e dos nervos.

Ingestão Recomendada

Todos com até 50 anos devem receber 200 unidades internacionais de vitamina D por dia. Se você está entre 51 e 70, você precisa de 400 UI, e aqueles com mais de 71 precisam de 600 UI de vitamina D por dia. Corticosteróides, medicamentos para perda de peso, medicamentos para baixar o colesterol e alguns medicamentos para controlar crises epilépticas podem interferir na absorção e função da vitamina D, portanto, se você estiver tomando esses medicamentos, pode precisar de vitamina D extra.

Deficiência Sintomas

Se você tem deficiência de vitamina D, pode sentir dor ou fraqueza muscular. As crianças podem ter raquitismo, resultando em membros arqueados e crescimento atrofiado, e os adultos podem ter osteomalácia, uma condição que envolve ossos moles e dor óssea, explica o Instituto Linus Pauling. A deficiência de vitamina D também pode enfraquecer o sistema imunológico e causar fadiga, depressão e comprometimento da função cognitiva.

Fatores de risco

Bebês amamentados, pessoas que não passam muito tempo no sol sem protetor solar, pessoas com pele escura, adultos mais velhos, indivíduos obesos e aqueles com distúrbios que prejudicam sua capacidade de processar adequadamente a gordura correm mais risco de deficiência de vitamina D. O corpo precisa de gordura dietética para absorver a vitamina D, então as pessoas que consomem quantidades muito baixas de gordura também podem ter baixos níveis de vitamina D.

Prevenção

Comer alimentos em abundância ricos em vitamina D ou tomar suplementos contendo vitamina D podem ajudar a prevenir a deficiência de vitamina D. Fontes alimentares incluem leite fortificado, salmão, camarão, bacalhau, sardinha e cereais fortificados e sucos. Passar pouco tempo ao sol pode fornecer vitamina D, pois seu corpo pode sintetizar essa vitamina com a exposição solar. No entanto, aqueles que vivem em latitudes acima de 40 graus norte ou abaixo de 40 graus ao sul não recebem exposição suficiente à luz ultravioleta para sintetizar a vitamina D de outubro ou novembro a março, observa o Instituto Linus Pauling.