casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Pode uma pessoa tomar vitaminas demais?

É possível que uma pessoa tome muitas vitaminas. As vitaminas hidrossolúveis são liberadas do corpo e não se acumulam nos tecidos, mas as vitaminas lipossolúveis são armazenadas pelo corpo no fígado e na gordura corporal. Overdoses de algumas vitaminas podem afetar gravemente a sua saúde. A maioria das pessoas não consome muitas vitaminas da sua dieta. Em vez disso, a overdose de vitaminas é mais provável de tomar grandes quantidades de suplementos vitamínicos.

Vitaminas solúveis em gordura

As vitaminas lipossolúveis são as vitaminas A, D, E e K. Essas vitaminas são absorvidas pelos pequenos. intestino, juntamente com gorduras na dieta. Como as vitaminas lipossolúveis são armazenadas pelo organismo, é possível acumular níveis excessivos desses nutrientes, especialmente quando você toma suplementos vitamínicos regularmente. O consumo excessivo de vitaminas resulta em uma condição chamada hipervitaminose e pode produzir sintomas que variam de leves a debilitantes.

Vitamina A

A hipervitaminose da vitamina A pode ser aguda ou crônica. Hipervitaminose crônica Os sintomas incluem visão embaçada, tontura, dor de cabeça, irritabilidade, vômito e náusea. A pele e o cabelo podem ser afetados, levando à perda de cabelo, sensibilidade à luz solar e descamação da pele. A pele também pode assumir uma cor amarela. A hipervitaminose A pode aumentar os níveis de cálcio no organismo e causar danos nos rins e no fígado. O tratamento para a hipervitaminose A é parar de tomar suplementos que contenham a vitamina até que o corpo seja capaz de restaurar o equilíbrio.

Vitamina D

Tomar quantidades excessivas de vitamina D pode causar um acúmulo de cálcio no sangue, resultando em uma condição chamada hipercalcemia. Um alto nível de cálcio, por sua vez, pode causar pedras nos rins e danos nos rins. De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde, ou NIH, a hipervitaminose D geralmente é causada pelo consumo excessivo de formas prescritas de vitamina D, em vez de suplementos sem receita médica. Os sintomas da hipervitaminose D incluem constipação, desidratação, anorexia, vômitos, fadiga e irritabilidade. A hipervitaminose D crônica pode danificar os ossos e tecidos moles.

Vitaminas K e E

A função primária da vitamina K é promover a ativação dos fatores de coagulação do sangue. Embora o nível de toxicidade para a vitamina K não tenha sido estabelecido, altas quantidades podem interferir com as drogas anticoagulantes usadas para diluir o sangue. As vitaminas também podem interferir umas nas outras. Tomar muita vitamina A pode reduzir a capacidade do organismo de absorver vitamina K, e grandes doses de vitamina E diminuem a eficácia dos fatores de coagulação da vitamina K. A suplementação excessiva de sua dieta com vitamina A ou E pode aumentar a possibilidade de hemorragias.

Outras vitaminas

Outras vitaminas tomadas em excesso podem interferir na função de outras vitaminas ou levar à deficiência ou excesso de minerais na dieta. Por exemplo, megadoses de vitamina C podem causar absorção excessiva de ferro e contribuir para o desconforto do estômago. Grandes quantidades de niacina, também conhecidas como ácido nicotínico, ou vitamina B3, podem causar rubor e desconforto gastrointestinal. Esses sintomas geralmente são leves, porque tanto a vitamina C como a vitamina B3 são solúveis em água e seu corpo excreta rapidamente qualquer excesso desses suplementos.

Quantidade diária recomendada

Quando você compra vitaminas, sempre siga a quantidade diária recomendada de suplementação vitamínica, a menos que seu médico ou outro profissional de saúde prescreva outras dosagens. A maioria das vitaminas funciona sinergicamente, o que significa que elas trabalham juntas para promover a boa saúde. Suplementos multivitamínicos geralmente são balanceados cuidadosamente para garantir que você obtenha as proporções corretas de vitaminas quando tomar a dose recomendada.