casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Quais são os perigos do zinco?

O zinco é essencial para a função imunológica, cicatrização de feridas e síntese de proteínas. O mineral também possui propriedades antioxidantes, que podem ajudar a prevenir o desenvolvimento de doenças cardíacas e câncer. O corpo não requer muito zinco e quando tomado em excesso, pode ser perigoso para sua saúde. Consulte o seu médico antes de adicionar suplementos de zinco à sua dieta.

Toxicidade

Tomar mais do que a quantidade diária recomendada de zinco pode causar cólicas abdominais, náuseas, diarréia e dores de cabeça. O Instituto Linus Pauling afirma que dosagens de 225 a 450 mg de zinco podem resultar em toxicidade e levar ao vômito. Uma edição de 1998 do "Journal of Toxicology" relatou o caso de um homem de 17 anos de idade na St. Anthony Family Medicine Residency, em Denver, Colorado, que apresentou náusea e vômito intensos em 30 minutos de tomar suplementos de zinco. Os médicos classificaram isso como uma overdose quando o paciente havia ingerido 85 comprimidos de zinco totalizando 570 mg de zinco. Nenhum efeito a longo prazo foi relatado neste caso.

Deficiência de cobre

Tomar muito zinco pode diminuir a quantidade de cobre que seu corpo absorve e pode levar a uma deficiência de cobre. Deficiências de cobre podem levar a distúrbios neurológicos. Um estudo citado na edição de janeiro de 2005 do "American Journal of Clinical Pathology" relatou vários pacientes que sofriam de deficiência de cobre devido ao excesso de zinco. Quando a medula óssea foi examinada, três pacientes foram diagnosticados com anemia e deficiência de cobre causada por uma ingestão excessiva de zinco.

Baixo colesterol HDL

Altas doses de zinco podem diminuir sua lipoproteína de alta densidade ou "boa "colesterol, de acordo com um estudo citado na edição de maio de 1982 do" The American Journal of Clinical Nutrition. Neste estudo, 32 mulheres receberam suplementos de zinco durante oito semanas, enquanto o colesterol era monitorado. Após o estudo de oito semanas, as mulheres que estavam recebendo 100 mg de zinco por dia apresentaram uma redução média de 8,4% no nível de colesterol HDL. Os níveis de HDL parecem ser afetados apenas em dosagens excessivas de zinco. Em um estudo semelhante realizado em 2002 pela Sociedade Americana de Ciências da Nutrição, os pacientes que receberam doses diárias de 80 mg de zinco não mostraram nenhuma alteração nos níveis de HDL em um período de cinco anos. Está naturalmente presente em alguns alimentos e também está disponível na forma de suplemento. Seu corpo absorve apenas cerca de 20 a 40% do zinco dos alimentos. Seu corpo absorve zinco da carne e aves de capoeira mais facilmente do que o zinco de alimentos vegetais, como cogumelos e feijão verde. Você pode comprar suplementos de zinco em farmácias e lojas de produtos naturais, e deve tomá-los com água ou suco. Necessidades diárias de zinco para um adulto variam de 8 a 11 mg. O Escritório de suplementos dietéticos diz que os adultos não devem consumir mais do que 40 mg de zinco por dia. Consulte o seu médico antes de tomar qualquer suplemento de zinco, pois eles podem interferir com os medicamentos ou afetar outras condições médicas.