casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

É possível uma overdose de manganês e zinco apenas de fontes alimentares?

Seu corpo usa o mineral manganês para funções nervosas e cerebrais, mantendo seus níveis de açúcar no sangue normais, absorção de cálcio, transformando sua comida em energia, coagulação do sangue e criando hormônios sexuais, tecido conjuntivo e osso. O mineral zinco desempenha um papel na função imunológica, crescimento e desenvolvimento, cicatrização de feridas, os sentidos do olfato e do paladar, a divisão celular e a criação de DNA e proteína. No entanto, esses minerais são necessários apenas em pequenas quantidades. Demasiado de zinco ou manganês pode ser tóxico.

Ingestão Recomendada

O nível de ingestão adequado para manganês para adultos é de 2,3 mg por dia para homens, 1,8 mg por dia para mulheres, 2 mg por dia para mulheres grávidas e 2,6 mg por dia para mulheres que amamentam. A dose diária recomendada de zinco é de 11 mg por dia para homens, 8 mg por dia para mulheres, 11 mg por dia para mulheres grávidas e 12 mg por dia para mulheres que amamentam. Tente atender a essas recomendações por meio de alimentos, e não por meio de suplementos.

Toxicidade do manganês

Não há relatos de toxicidade por manganês apenas a partir de fontes alimentares, segundo o Instituto Linus Pauling. A maioria dos casos de toxicidade de manganês deve-se ao manganês inalado, aos altos níveis de manganês nas soluções utilizadas para nutrição parenteral total ou a tubos de alimentação, água contaminada ou alto consumo de suplementos. Não consuma mais do que o nível tolerável de ingestão superior de manganês, ou 11 mg por dia, de suplementos.

Toxicidade do Zinco

Não consuma mais do que os níveis toleráveis ​​de ingestão de zinco, que é 40 mg por dia para adultos, a menos que você esteja sob a supervisão de um médico. A maioria das pessoas que sofrem de toxicidade do zinco tem consumido altos níveis de zinco através de suplementos ou alimentos contaminados, e não da ingestão de alimentos que naturalmente contêm zinco, observa o Instituto Linus Pauling. Altos níveis de consumo de zinco durante um longo período de tempo podem causar deficiência de cobre.

Considerações

Conheça as recomendações de vitaminas e minerais seguindo uma dieta saudável para limitar o risco de toxicidade de qualquer nutriente. É improvável que você consiga quantidades tóxicas de nutrientes dos alimentos, e os alimentos contenham múltiplos nutrientes e calorias para fornecer energia. Se você está preocupado com a ingestão de certas vitaminas e minerais, escolha um multivitamínico que não forneça mais de 100% da RDA para quaisquer nutrientes, em vez de tomar suplementos de nutrientes individuais.