casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

A Dieta Kapha para Perda de Peso

Ouvir a palavra "kapha" pode deixá-lo balançando a cabeça em confusão, ou torcendo o rosto em perplexidade. A menos que você esteja familiarizado com antigas práticas do mundo oriental, ou seja um yogi, kapha pode não significar muito para você. Com uma mente aberta, no entanto, essa palavra pode equilibrar sua vida, trazer paz e ajudar na perda de peso.

A Origem de Kapha

Kapha deriva da antiga prática de Ayurveda, uma das mais antigas formas de cura. ciências. Os proponentes dessa prática holística acreditam que ela ajuda você a viver uma vida mais longa, mais saudável e mais equilibrada, comendo os alimentos certos, bebendo as bebidas certas e vivendo o estilo de vida certo. O objetivo preventivo da Ayurveda é purificar sua mente, corpo e alma; Seu alvo específico é seu sistema digestivo, já que o Ayurveda determina que as doenças começam com uma digestão inadequada, explica John Douillard, DC, Ph.D., autor de "A Dieta do Corpo de Yoga". acredita que todo mundo tem um dosha específico, ou fonte de energia. Esta ciência da cura tem três doshas: vata, pitta e kapha. Cada um tem características mentais, emocionais e físicas específicas, e embora você tenha uma combinação de todos, um dosha é mais dominante que o resto. Os kaphas, em equilíbrio, preferem a rotina em vez de voar pelo assento de suas calças. Eles preferem o calor ao frio, e muitas vezes se queixam de congestionamento. Os kaphas metódicos permanecem calmos quando o caos acontece. Eles são leais a amigos e entes queridos, generosos com seu amor e emoções. Quando fora de equilíbrio devido à má nutrição e problemas digestivos, os kaphas tornam-se retraídos e letárgicos. Eles são mais propensos a problemas respiratórios, como alergias e asma. O ganho de peso é um problema para todos os doshas quando está em desequilíbrio, mas os kaphas acham mais difícil perder. É por isso que não existe uma dieta "tamanho único" para cada dosha.

Peso e Equilíbrio

Antes de poder começar a dieta kapha, você deve entender a conexão entre perder peso e ser em equilíbrio. Quando um kapha come a comida que complementa seu dosha, seu corpo começa a se equilibrar novamente. Douillard explica que estar em equilíbrio permite que seu corpo encontre facilmente seu "lugar feliz". Esse é o peso que você pode manter com pouco esforço; o peso que permite que você olhe e sinta o seu melhor. Junto com o equilíbrio e a perda de peso, os kaphas também expressarão os maiores aspectos de suas personalidades.

Kapha Food

Para equilibrar um kapha e induzir a perda de peso, você deve consumir alimentos que são o oposto de sua personalidade equilibrada. . Por exemplo, o kapha é frio por natureza, preferindo calor. Portanto, você precisa comer alimentos leves, secos e quentes, explica o Centro Chopra. Em equilíbrio, um kapha é doce e amoroso; Para restaurar esse equilíbrio e aumentar o seu metabolismo, você precisa de mel em sua dieta. Especiarias, como pimenta e açafrão, estimulam o fogo digestivo e aumentam a queima de gordura. Dê preferência a vegetais como brotos de alfafa, couve de Bruxelas, couve-flor, couve e batatas assadas. Consumir todos os tipos de frutas secas, juntamente com maçãs, limões, peras e todas as bagas. Todas as especiarias são aceitáveis, mas limitam sua carne a frango e peixe de água doce. "Choose dairy carefully;", 3, [[soja e leite de arroz são substitutos saudáveis ​​para o leite comum, assim como o leite de baixo teor de gordura. Chá de ervas, como chicória, canela, gengibre e folhas de morango fazem bom depois de coquetéis de jantar. Você pode adicionar mel cru ou melado para o sabor, se quiser.

Dicas A dieta kapha não é tanto sobre a quantidade que você consome como é quando você o consome. Douillard recomenda comer atentamente. Isso implica a remoção de distrações, como televisão ou telefones celulares. Sente-se em silêncio e coma em silêncio. Você obterá maior satisfação com sua comida e comerá menos dela. Coma três refeições por dia, sem petiscar. Seu corpo vai queimar gordura entre as refeições e enquanto você dorme. Douillard afirma que alimentar seu corpo a cada três horas não dá ao seu sistema digestivo tempo para quebrar a comida. Faça do almoço sua maior refeição e jante às 17h. Um jantar típico inclui sopa ou salada, frutas, sanduíches e pequenas sobremesas com chá de ervas. Mantém-te hidratado e desintoxica naturalmente o teu sistema digestivo.