casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Os efeitos do excesso de chá preto

Os efeitos calmantes e estimulantes do chá apelam para as pessoas em todo o mundo. O chá preto vem em uma variedade de sabores, de clássicos como Earl Grey para misturas exóticas com especiarias e frutas. Consumir o chá preto em excesso aumenta o risco de efeitos colaterais e pode ser prejudicial para mulheres grávidas e pessoas com certas condições médicas, de acordo com a Medline Plus, National Institutes of Health, enciclopédia médica online. Converse com seu médico sobre o chá preto e sua ingestão total de cafeína.

Chá preto

Plain chá preto não contém gordura e fornece um impulso de energia rica em antioxidantes, devido aos seus polifenóis naturais e cafeína. As plantas de chá produzem substâncias químicas naturais chamadas polifenóis. Os polifenóis têm atividade antioxidante no corpo, e pesquisas preliminares sugerem que os antioxidantes podem ajudar na proteção contra certas doenças crônicas. O chá preto promove alerta mental, de acordo com o Medline Plus. Ele contém 9 mg a 50 mg de cafeína por 8 onças. Copa, de acordo com o Centro de Informações sobre Micronutrientes do Instituto Linus Pauling. Embora beber chá preto com moderação seja considerado seguro para adultos saudáveis, o excesso de chá preto pode causar efeitos colaterais. Os antioxidantes do chá preto podem proteger o coração e os vasos sanguíneos, de acordo com o Medline Plus. O chá preto pode ajudar a prevenir a doença de Parkinson e reduzir o risco de certos tipos de câncer. Os chás pretos aromatizados contêm níveis mais altos de catequinas e outros flavonóides do que os chás de frutas e os chás pretos premium, disseram pesquisadores da Universidade de Varsóvia, na Polônia, em março de 2011 "European Journal of Nutrition". Os pesquisadores sugerem que esses flavonóides podem reduzir o açúcar no sangue e adicionar mais antioxidantes à dieta. Earl Grey - aromatizado com bergamota, uma essência cítrica - é um chá preto com sabor popular. Flavonóides no chá - monômeros de flavanol - também são conhecidos como catequinas, diz o Instituto Linus Pauling.

Cafeína

A cafeína do chá preto tem um efeito diurético, o que aumenta a micção. A cafeína também pode promover a termogênese, um aumento no calor do corpo que queima mais calorias, e pode ter um efeito inibidor de apetite para perda de peso, diz a nutricionista Katherine Zeratsky, da MayoClinic.com. Zeratsky diz que o efeito diurético da cafeína não leva à perda de peso duradoura. Se você tem pouco apetite por causa da idade ou de uma condição médica, o possível efeito supressor do excesso de cafeína no chá preto pode dificultar a ingestão de alimentos e nutrientes suficientes. Beber mais de cinco xícaras por dia pode ser muito chá preto. O excesso de chá preto pode causar efeitos colaterais do seu conteúdo de cafeína. Além de consumir mais chá preto em excesso, os efeitos colaterais da cafeína podem incluir nervosismo, irritabilidade, confusão, dor de cabeça, dificuldades para dormir, vômitos, diarréia, azia, zumbido nos ouvidos, tontura, tremores, batimentos cardíacos irregulares e convulsões, de acordo com Medline Plus. Beber chá preto e outras fontes de cafeína regularmente pode resultar em dependência psicológica. Mulheres grávidas e lactantes devem perguntar a seus médicos sobre o consumo de cafeína.