casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Como a cafeína afeta a fibromialgia?

A fibromialgia é um distúrbio no qual você sente dor musculoesquelética generalizada, além de problemas com fadiga, sono, memória e humor, afirma MayoClinic.com. Mais mulheres são afetadas que os homens, e a maioria dos casos ocorre após trauma físico, infecção, cirurgia ou outro evento desencadeante. Como a fibromialgia está associada a sintomas psicológicos, o consumo de cafeína, um estimulante do sistema nervoso central, pode afetar os portadores de fibromialgia. Certifique-se de perguntar ao seu médico como a ingestão de cafeína pode afetar seus sintomas específicos.

Efeitos da Cafeína Muitos americanos consomem produtos que contêm cafeína diariamente. A cafeína é digerida, entra na corrente sanguínea e estimula o sistema nervoso central. Especificamente, a cafeína pode aumentar a energia e o estado de alerta. No entanto, a ingestão excessiva de cafeína é conhecida por causar ansiedade, insônia, tremores musculares, depressão e dificuldade para dormir. Além disso, a abstinência de cafeína pode causar dores de cabeça, sonolência, irritabilidade, náusea e vômito. A cafeína não é armazenada no corpo e é excretada na urina poucas horas após o consumo, afirma Medline Plus, dos Institutos Nacionais de Saúde.

Sintomas Psicológicos

A fibromialgia não é apenas um distúrbio musculoesquelético; também apresenta sintomas psiquiátricos. Especificamente, MayoClinic.com afirma que a fibromialgia pode causar fadiga, ansiedade e depressão. Portanto, hábitos adequados de sono, estratégias de enfrentamento e medicamentos podem ser necessários para aliviar os sintomas psicológicos associados à fibromialgia. Além disso, substâncias que interferem com o sono ou humor devem ser evitadas.

Cafeína e Fibromialgia

Porque a fibromialgia tem fortes componentes psicológicos, a cafeína deve ser limitada ou evitado na fibromialgia. A cafeína consumida no final do dia pode fazer com que você fique acordado por mais tempo e afete seus padrões de sono. Além disso, a cafeína pode exacerbar os sintomas de ansiedade, inquietação ou depressão comumente experimentados em pacientes com fibromialgia. No entanto, como a cafeína é um estimulante, uma pequena dose pela manhã pode ajudar a aliviar a fadiga diurna associada à fibromialgia. Recomendações Pequenas doses diárias de cafeína podem não ter efeitos significativos nos sintomas da fibromialgia. No entanto, doses grandes ou excessivas de cafeína podem piorar os sintomas psicológicos associados à fibromialgia. Portanto, MayoClinic.com recomenda limitar a ingestão de cafeína para evitar o agravamento dos sintomas. Você deve ver como aumentar ou reduzir sua ingestão de cafeína afeta seus sintomas particulares. Continue a trabalhar com seu médico para ajustar medicamentos e planos de tratamento para melhor remediar seus sintomas de fibromialgia.

, , ] ]