casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Quais são os benefícios da abstinência de cafeína?

A cafeína está no café, chá, refrigerantes, alguns alimentos e até mesmo medicamentos. Jack E. James e Michael A. Keane, pesquisadores da Universidade Nacional da Irlanda, caracterizaram a cafeína como “a substância psicoativa mais consumida na história” em seu estudo de 2007 sobre o teste do extrato de cafeína. Qualquer um que já tenha tentado desistir daquele cuppa diário provavelmente já encontrou a dor de cabeça e outros desconfortos que são sinais de abstinência de cafeína. Mas aqueles que se sobressaem podem achar que o chute de cafeína era uma ilusão, e os benefícios para a saúde de ficar livre de cafeína são mais revigorantes do que um café expresso. Paradoxo de abstinência

Um exame de vários testes para determinar a Os efeitos dos extratos de cafeína, publicados pela Wiley InterScience em 2007, revelaram um problema crítico - com os testes. Psicólogos da Universidade Nacional da Irlanda, que analisaram os protocolos de testes e os resultados, concluíram que os benefícios aparentes do consumo de cafeína são, na verdade, alívio dos sintomas da abstinência de cafeína. Os pesquisadores notaram que a maioria das pessoas bebe sua cafeína pela manhã, com quantidades gradualmente decrescentes ao longo do dia e abstinência durante o sono. Mas os pesquisadores pediram aos participantes do estudo que pulassem o café da manhã e lhes dessem extratos de cafeína ou placebos no final do dia, quando estavam entrando em abstinência de cafeína. Em vez de medir o efeito do estimulante em indicadores como alerta, fadiga e desempenho, os testes mediram o alívio dos sintomas de abstinência de cafeína. Os pesquisadores irlandeses também observaram que os participantes do teste que habitualmente não consumiam cafeína não mostraram nenhum alerta extra ou outros benefícios das dosagens dos testes. uma grande dor de cabeça. Pesquisadores da Universidade de Vermont e da Universidade Johns Hopkins, em um estudo publicado na revista científica "Psychopharmacology" em 2009, usaram varreduras do cérebro, ultra-som e relatórios de voluntários para medir os efeitos da cafeína. Eles descobriram que eliminar a cafeína, que contrai os vasos sanguíneos, fazia com que esses vasos se dilatassem, aumentando o fluxo sanguíneo e a liberação de substâncias químicas produtoras de dor no cérebro. Como resultado, os voluntários experimentaram dores de cabeça. A retirada da cafeína também diminuiu as ondas cerebrais, relatadas pelos participantes do estudo como fadiga. Mas os pesquisadores não encontraram evidências de que o hábito de consumo de cafeína fornecesse quaisquer benefícios além de atenuar os sintomas de abstinência.

Mensagem mista de cafeína

Um modesto hábito de cafeína pode ser útil ou nocivo. Verna Case, professora de biologia no Davidson College, na Carolina do Norte, aponta estudos que mostram que os consumidores de café que consomem algumas xícaras de café ou menos diariamente têm riscos menores de doença hepática, câncer de cólon, diabetes tipo 2, doença de Parkinson e cálculos biliares . Ela também observa que diferentes estudos destacam o aumento da freqüência cardíaca, pressão arterial alta e batimentos cardíacos irregulares, bem como os perigos da privação abrupta para pessoas que sofrem de depressão. Maior consumo de cafeína pareceu exacerbar os problemas experimentados nos testes, mas mesmo o consumo moderado resultou em sintomas de dependência. Conclusões definitivas sobre as virtudes e vícios de um hábito de cafeína exigirão mais testes, mas um resultado claro emergiu dos estudos: Despeje-se gradualmente da cafeína para minimizar os sintomas de abstinência desagradáveis ​​ou prejudiciais.

Benefícios da descafeinação

Embora a cafeína seja um estimulante, seu efeito habitual parece ser uma dependência fisiológica e possivelmente psicológica. Pode causar azia, nervosismo, ansiedade, insônia, dores de estômago, flutuações no ritmo cardíaco e pressão arterial, aumento da atividade renal e desidratação e outras reações doentias, de acordo com a Oregon Health & Universidade de Ciências. Os efeitos a curto prazo podem ser estado de alerta, cessação da sonolência e melhora do humor, mas esses requerem consumo contínuo de cafeína. Retirada de um hábito de cafeína deve ser realizada lentamente, mas pode resultar em uma série de melhorias benéficas para a saúde geral. Faz sentido verificar com seu médico sobre como a cafeína pode estar afetando você.