casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Por que o ácido fosfórico é adicionado aos refrigerantes?

Leia a lista de ingredientes em sua lata de refrigerante e você encontrará ácido fosfórico entre eles. Os fabricantes adicionam ácido fosfórico a refrigerantes como agente acidificante. Esta substância aparece em uma variedade de refrigerantes, geralmente colas escuras, dando-lhes um sabor picante. Ácido fosfórico tende a suscitar controvérsia, uma vez que pode ter efeitos adversos sobre sua saúde.

O que é ácido fosfórico?

O ácido fosfórico é um tipo de fósforo comumente usado como um aditivo alimentar para melhorar o sabor ou preservar frescor. O fósforo, um mineral, origina-se do solo e da água, mas sofre processamento químico para se tornar um elemento mais estável conhecido como ácido fosfórico. Você precisa de algum fósforo em sua dieta para sustentar a estrutura óssea, produzir e armazenar energia, transmitir informações genéticas e regular seu equilíbrio de pH em todo o corpo.

Quanto você precisa?

Você precisa de 700 mg de fósforo cada dia para apoiar essas funções básicas. Está prontamente disponível em quase todos os alimentos, uma vez que todos os organismos vivos dependem fortemente do mineral. Fontes de aditivo alimentar de fósforo, como ácido fosfórico em refrigerantes, geralmente não são calculadas como parte de sua ingestão de fósforo. Se você beber refrigerantes diariamente, poderá consumir muito fósforo na forma de ácido fosfórico. A partir de 2007, a ingestão média de fósforo para mulheres foi de 1.024 mg e para homens 1.495 mg, segundo o Instituto Linus Pauling. Uma lata de 12 onças de cola fornece aproximadamente 40 mg de fósforo na forma de ácido fosfórico. A ingestão de grandes quantidades deste mineral pode ter efeitos adversos na sua saúde.

Efeitos na saúde

Altos níveis de fósforo no sangue são referidos como "hiperfosfatemia". Seus rins trabalham duro para regular o fósforo em seu corpo e eliminar qualquer excesso que você consome, inclusive na forma de ácido fosfórico de refrigerantes. Esta condição pode levar a danos nos órgãos, principalmente os danos nos rins. Se você já tem doença renal ou está em risco de desenvolvê-la, beber grandes quantidades de refrigerante contendo ácido fosfórico pode ser especialmente prejudicial. Ter insuficiência renal pode levar a níveis anormalmente altos de fósforo no sangue, que diminuem os níveis de cálcio, aumentando o risco de doenças ósseas e ossos frágeis. Limite a sua ingestão de fósforo para 800 a 1.000 mg por dia, se você tiver problemas renais, sugere Dr. Erik P. Castelo da Clínica Mayo.

Outras Opções

Selecionar refrigerantes que não sejam colas pode ajudar a reduzir o seu ingestão de ácido fosfórico. Os refrigerantes claros, como o refrigerante de gengibre, o refrigerante de limão ou o seltzer com sabor, oferecem um sabor de saciar a sede sem o excesso de ácido fosfórico. Cerveja de raiz é outra seleção que normalmente não contém ácido fosfórico. Sempre leia a lista de ingredientes para garantir que sua seleção de refrigerantes seja livre de ácido fosfórico, caso você tenha uma preocupação com sua ingestão.