casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

As batatas verdes são prejudiciais quando ingeridas?

Batatas verdes são prejudiciais e podem causar intoxicação alimentar quando ingeridas. A cor verde significa a presença da toxina solanina, que pode causar dores de cabeça, náusea e problemas neurológicos, relata “The New York Times”. Uma pessoa de 100 libras teria que comer 16 oz. de uma batata totalmente verde - mais ou menos do tamanho de uma grande batata assada - ficar doente, relata “The New York Times”, mas a maioria das pessoas não chega tão longe por causa do sabor amargo que acompanha a toxina. > A substância venenosa

A toxina da batata verde é um glicoalcalóide e ajuda a proteger a batata contra o ataque de insetos e fungos. Solanina é encontrada em toda a fábrica de batata, relata MedlinePlus, mas está concentrada em batatas verdes e os novos brotos ou "olhos".

A exposição à luz faz com que a batata produza clorofila e as manchas verdes atuem o jeito que as folhas fazem, explica CSIRO. Isso também desencadeia a produção de glicoalcalóides para proteger o novo crescimento. Solanine também é produzido em resposta a danos: contusões, cortes e apodrecimento. As batatas ficam verdes quando crescem muito perto da superfície do solo ou quando são armazenadas em temperaturas quentes ou sob luz, de acordo com a Universidade de Purdue.

Sintomas

A intoxicação por solanina ocorre oito a 12 horas depois de comer verde batatas, de acordo com o Science Daily. O diagnóstico pode ser facilmente confundido com outras causas devido à ampla gama de sintomas. MedlinePlus lista dor abdominal ou no estômago, diarréia e vômito como alguns dos sintomas. Dor de cabeça, febre, baixa temperatura corporal e respiração lenta e pulso também podem ocorrer por comer batatas verdes. Alunos dilatados e alterações na visão, perda de sensibilidade ou paralisia são sintomas mais graves, assim como delírio, alucinações e choque.

Mortes humanas e de animais foram relatadas por ingestão de batatas verdes em casos raros. As mulheres grávidas devem evitar comer batatas verdes, pois os glicoalcalóides podem ser prejudiciais ao feto ou causar aborto espontâneo, relata CSIRO.

Prevenção

Batatas mais velhas e de pele espessa têm menor probabilidade de ficarem verdes do que as jovens; batatas sem pele, de acordo com CSIRO. Tome cuidado ao comprar batatas de pele vermelha, pois o greening é mais difícil de detectar. Coma rapidamente batatas de pele fina e guarde as batatas mais velhas em local fresco, escuro e seco. Cozinhar não destrói a solanina, mas é possível cortar as áreas verdes e os brotos para eliminar a maioria dos glicoalcalóides. , , ] ]