casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

O uso de mel como um curativo ferido

Enquanto a abelha trabalha, distribuindo o pólen da flor para a flor, ela recolhe um pouco do pólen e o leva de volta à colméia. Na colméia, centenas de abelhas processam o pólen em mel doce e líquido e o armazenam em células de colméia. Para alguns, o mel é um deleite doce para torradas ou para adoçar chá de ervas, mas outros vêem o mel como um tratamento para acelerar a cicatrização de feridas. O uso do mel faz parte da medicina holística que busca formas naturais de melhorar a saúde. Converse com seu médico antes de usar o mel para curar feridas.

História O Jornal de ApiProduct e Ciência Api Médica informa que o mel era um curativo popular no Egito Antigo, baseado na tradução do Papiro Ebers. , um documento antigo, datado de 1550 aC O papiro detalha 147 maneiras de aplicar mel ao corpo. Os usos medicinais do mel incluíam o tratamento de queimaduras, feridas e a aplicação de mel como curativo tópico para acelerar a cicatrização de algumas cirurgias, incluindo a circuncisão.

Função

O mel contém uma solução concentrada de açúcar que restringe o crescimento de microorganismos, de acordo com a Sociedade Dermatológica da Nova Zelândia, ou NZDS. Quando o mel entra em contato com as substâncias secretadas de uma ferida, ele pode produzir um tipo de peróxido de hidrogênio que impede o crescimento bacteriano, observa NZDS. Esta ação antibacteriana pode ajudar a acelerar a cicatrização de feridas menores.

A aplicação de mel como um curativo de ferida depende da quantidade de drenagem presente. A NZDS explica que feridas com muita drenagem exigirão mais mel que feridas com pouca ou nenhuma drenagem. Aplicar o líquido pegajoso pode ser uma tarefa confusa, por isso a NZDS sugere colocar o mel diretamente sobre uma gaze estéril e depois colocar o coxim na ferida. Ligaduras pré-tratadas que contêm mel estão disponíveis em lojas de produtos naturais. Um médico deve examinar a ferida antes de aplicar um tratamento de mel.

Potenciais usos de úlceras de pressão, úlceras de perna, feridas diabéticas e pequenas queimaduras podem curar mais rapidamente com a aplicação de mel como um curativo de ferida, de acordo com NZDS. O mel também pode ser benéfico no tratamento de pequenos cortes, mas não trata feridas com mel, a menos que seja orientado por um profissional médico.

Considerações

Aqueles que são alérgicos a pólen no ar podem ter um problema alérgico. reação de usar o mel, de acordo com Drugs.com. Como a abelha coleta pólen para usar na produção de seu mel, alguns de seus constituintes alérgicos podem permanecer no mel, desencadeando uma reação. Drugs.com também adverte que o mel feito a partir do pólen de flores venenosas pode ser venenoso, por isso é importante saber de onde vem o seu mel. Além disso, o aquecimento do mel pode destruir sua atividade antibacteriana.