casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Distúrbios com sintomas de unha mordida

morder unhas, ou onicofagia, é um hábito comum que é difícil de parar. O roer de unhas pode estar relacionado a certos distúrbios psiquiátricos, de acordo com um estudo de Ahmad Ghanizadeh publicado na edição de junho de 2008 da revista "Psiquiatria da Criança e do Adolescente e Saúde Mental". A picada de unha também ocorre em pessoas sem transtornos psiquiátricos.

Transtorno de Déficit de Atenção /Hiperatividade

Transtorno de Déficit de Atenção /Hiperatividade, ou TDAH, foi o transtorno mental mais comum associado à picada de unha no estudo de Ghanizadeh. Crianças e adultos com TDAH têm dificuldade em se concentrar e controlar o comportamento impulsivo. Alguns pacientes também são fisicamente muito ativos. Os sintomas incluem sonhar acordado, distração fácil, inquietação, dificuldade em prestar atenção, agir sem pensar e falar excessivamente, dizem os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, ou CDC. Existem três tipos diferentes de TDAH. O tipo predominantemente desatento é caracterizado pela desorganização, distração e desatenção aos detalhes. Fidgeting, interrupção e impulsividade caracterizam predominantemente o tipo hiperativo-impulsivo. Tipo combinado tem características iguais de ambos.

Transtorno desafiador de oposição

Algumas crianças que sofrem de transtorno desafiador de oposição, ou ODD, são mordedores de unha. Pode afetar até 20% das crianças em idade escolar, segundo o Medline Plus, um site do National Institutes of Health. Acredita-se que resulta de uma combinação de fatores sociais, psicológicos e biológicos. As crianças com TDO são hostis e desobedientes em relação a figuras de autoridade, como professores e pais. Eles podem ficar com raiva com freqüência e ser argumentativo, vingativo e facilmente incomodado. Para garantir um diagnóstico de TDO, esse comportamento deve persistir por pelo menos seis meses e ser grave o suficiente para resultar em sérios problemas na escola e em outras atividades.

Estereotipias Motoras Primárias

Sofrimento de estereotipias motoras primárias, ou distúrbio do movimento estereotipado, compulsivamente repetir movimentos rítmicos, previsíveis e "intencionais, mas sem propósito", explica Johns Hopkins Medicine. Eles são normais de outra forma. Movimentos típicos incluem roer as unhas, agitar as mãos, balançar para frente e para trás, balançar a cabeça, girar os cabelos, morder os lábios e bater a cabeça. Excitação, cansaço, estresse ou tédio geralmente precedem os movimentos, que geralmente duram alguns segundos ou minutos. Esse distúrbio tende a desaparecer com o tempo, embora em alguns casos possa persistir nos anos da faculdade. Os movimentos são chamados de estereotipias motoras secundárias, se ocorrerem com autismo ou outro distúrbio neurológico.