casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Como ensinar matemática para crianças com ADD

Matemática é um assunto que requer concentração para alcançar o domínio de um conceito ou procedimento. Compreensivelmente, as crianças com TDAH, também conhecidas como Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, geralmente passam por dificuldades na aula de matemática e freqüentemente ficam para trás. Esses alunos lutam com organização, controle de impulsos e têm dificuldade em prestar atenção aos detalhes. Isso inibe sua capacidade de demonstrar o que sabem, mesmo que sejam bastante inteligentes. Como professor, você pode ajudar seus alunos com TDAH a serem mais bem-sucedidos na aula de matemática, sabendo como eles aprendem e fazendo modificações na sala de aula e ensinando para ajudá-los.

Forneça papel gráfico para alunos com TDAH . Mostre a eles como eles podem usar cada caixa para representar um número, espaço ou sinal operacional. Isso ajuda os alunos com TDAH a fazer um trabalho mais preciso, já que muitos têm dificuldades em escrever problemas matemáticos em um formato legível.

Ensine aos alunos de TDAH um procedimento para completar cada tipo de problema de matemática. Ensine os passos do procedimento durante um período de alguns dias, se possível. Por exemplo, para problemas de divisão longa, ensine os alunos a dar o primeiro passo e praticar esse passo em cinco problemas. Em seguida, ensine o segundo passo e peça aos alunos que pratiquem os dois primeiros passos. Ensine dessa maneira até que os alunos com TDAH tenham memorizado completamente o procedimento para o cálculo que você está ensinando.

Permita que os alunos com TDAH usem calculadoras para resolver problemas matemáticos que envolvem vários cálculos. Alunos com TDAH freqüentemente cometem pequenos erros no cálculo - é comum usar o sinal operacional errado - e podem se concentrar melhor no aspecto de resolução de problemas da matemática quando não precisam concentrar suas energias no ato físico de escrever o problema e fazendo cada cálculo corretamente. Problemas de palavras são um exemplo de quando o uso de uma calculadora pode ser apropriado.

Use manipuladores em sua sala de aula de matemática sempre que possível. Alunos com TDAH podem se concentrar melhor quando podem usar as mãos para realizar uma tarefa. Os manipuladores permitem que o aluno veja os problemas de matemática de uma maneira diferente, e a ilegibilidade do aluno com TDAH não funcionará contra ele quando ele for capaz de aprender e praticar conceitos matemáticos dessa maneira.

Alunos com TDAH próximos ao quadro branco ou à tela do projetor. Os alunos com TDAH têm dificuldade em filtrar estímulos visuais adicionais e poderão concentrar-se melhor se os exemplos estiverem directamente à sua frente.