casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Efeitos psicológicos da mídia violenta em crianças

A maioria das crianças testemunha alguma forma de violência na mídia quase todos os dias, seja nas notícias, nos desenhos animados, na internet, em um programa de TV ou em um filme. Essas exposições, a curto ou a longo prazo, podem resultar em efeitos psicológicos negativos, incluindo aumento do comportamento agressivo e diminuição do nível de excitação em relação a atos violentos. Embora a pesquisa sugira que esse efeito negativo é pequeno, ainda assim é significativo.

Um aumento na atividade destrutiva

Um experimento na Pennsylvania State University fez com que 100 crianças em idade de berçário assistissem a um dos três programas: um "Batman e Superman" caricatura, “Mr. Rogers 'Neighborhood ”ou um programa neutro, que não contém uma mensagem positiva ou negativa. As crianças mostraram o desenho animado agressivo e se tornaram fisicamente mais ativos, quebrando brinquedos, brigando e brigando. Em contraste, as crianças do grupo de Rogers tinham mais probabilidade de ajudar o professor e jogar de forma mais cooperativa. Em outras palavras, o estudo demonstrou que o desenho animado violento aumentou o comportamento destrutivo das crianças.

Imitação de atos violentos

O aprendizado observacional é o processo pelo qual as crianças aprendem a modelar comportamentos de outras pessoas na vida real. ", 3, [[Por exemplo, uma criança pode imitar um movimento de luta livre se sentir que isso lhe traria atenção. Embora a maioria dos programas violentos venha alertando os espectadores a não "tentarem isso em casa", algumas crianças ainda repetem atividades violentas que observam na televisão, especialmente se, como na maioria dos filmes, a atividade violenta é recompensada ou não Consequências negativas.

Mentalidade do mundo médio

Um relatório da Universidade de Pittsburgh descobriu que dramas policiais, charges violentas e outros programas contendo atividades violentas influenciaram as crianças a perceberem o mundo como mais perigoso e inseguro. De fato, os freqüentes espectadores de programas violentos são mais propensos a superestimar os riscos de andar fora da noite e as chances de se tornarem vítimas de um crime, desenvolvendo o que os psicólogos chamam de mentalidade de “mundo médio”. A exposição repetida à mídia violenta resulta em menos excitação psicológica na presença de atos violentos, um fenômeno conhecido como dessensibilização.Em um experimento, estudantes universitários que assistiram a filmes O ato de violentar atos sexuais via o estupro como menos negativo de um crime do que os estudantes que assistiam a filmes neutros. Outra pesquisa publicada na edição de dezembro de 2003 da “Psychological Science in the Public Interest” apoia essa teoria da dessensibilização, acrescentando que crianças que até mesmo testemunham programas violentos experimentam menos simpatia por vítimas de atos violentos e menos ansiedade em relação à violência do mundo real após exposição.

, , ] ]