casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Abuso Verbal e Psicológico do Cônjuge

Embora o abuso psicológico seja muitas vezes invisível, pode ser tão prejudicial quanto o abuso físico. O abuso conjugal de qualquer tipo pode ocorrer entre casados, solteiros e parceiros do mesmo sexo e é prevalente em todas as raças e divisões socioeconômicas. As mulheres são abusadas com mais frequência que os homens; A American Psychological Association relatou em 1996 que 4 milhões de mulheres por ano sofrem algum tipo de abuso conjugal. No entanto, vítimas do sexo masculino não são incomuns e são provavelmente subnotificados.

Abuso Psicológico

O abuso psicológico, muitas vezes chamado de abuso mental, tem várias formas. O abuso verbal consiste em gritar, criticar, ameaçar, usar com frequência obscenidades, xingamentos, depreciar e humilhar um parceiro. Abuso financeiro é caracterizado pelo controle estrito das finanças domésticas e retenção de dinheiro. Perseguir é um tipo de abuso psicológico que deixa a vítima em um estado quase constante de medo e ansiedade. Tormento mental pode incluir os tipos acima de abuso, bem como isolamento, intimidação e outros comportamentos de controle.

Abuso Verbal

O abuso verbal é uma tática empregada por muitos abusadores. Ao ameaçar e depreciar seu parceiro, um agressor verbal mantém o controle através do medo e da humilhação. A vítima acredita que seu parceiro vai seguir suas ameaças se ela tentar sair, então ela acredita que é mais seguro permanecer no relacionamento. Muitas vezes, as vítimas de abuso passam a acreditar nas coisas negativas que os agressores dizem sobre elas. A vítima pode ficar convencida de que ninguém mais a quereria ou que ela não poderia sobreviver fora do relacionamento, por isso acha difícil sair. O abuso verbal, como outras formas de abuso psicológico, é um tipo de lavagem cerebral.

Abuso, poder e controle

O abuso psicológico é sobre poder e controle. O agressor usa intimidação, humilhação e isolamento para dominar a vítima. O objetivo final é muitas vezes ter sua vítima completamente dependente financeira e emocionalmente dela, e fazê-lo sentir como se não houvesse saída para o relacionamento. Ela o isola de amigos e familiares para que ele não tenha uma rede de apoio. Ela pode ameaçar prejudicá-lo, seus filhos ou seus animais de estimação se ele sair. Ela pode persegui-lo e persegui-lo no trabalho ou impedi-lo de ter um emprego para isolá-lo e aumentar sua dependência.

Riscos para o abuso psicológico

Embora qualquer um possa se tornar vítima de abuso conjugal, estudos indicam que existem vários fatores que aumentam o risco de abuso psicológico. O NCADV relata que mulheres empregadas com parceiros desempregados, mulheres que são as principais fontes de renda no relacionamento e mulheres com deficiências físicas correm um risco maior de abuso psicológico. A Casa do Professor cita um estudo relatando que quase um terço das vítimas de abuso experimentaram o primeiro episódio abusivo durante a gravidez.

Escalação de Abuso

O abuso psicológico é frequentemente um estágio inicial em um ciclo de abuso que leva ao abuso físico. A Coalizão Nacional contra a Violência Doméstica informa que 95% dos agressores físicos também abusam psicologicamente de suas vítimas. O abuso psicológico também pode levar a problemas mentais e emocionais, incluindo dependência de drogas ou álcool, depressão e suicídio.

, , ] ]