casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Quando bebês podem ter ruibarbo?

Bebês com menos de 4 a 6 meses não precisam e não devem ter nenhum tipo de alimento sólido, declara MayoClinic.com. O ruibarbo, um vegetal, contém quantidades elevadas de ácido oxálico, que pode ser tóxico em doses elevadas. As folhas contêm a maior quantidade de ácido oxálico e não devem ser ingeridas; os talos contêm menos, mas certas condições de crescimento podem afetar a planta, fazendo com que o teor de ácido oxálico nos talos aumente para níveis perigosos.

Perigos

Se o ruibarbo sofre um congelamento duro, parte do ácido oxálico pode passar das folhas para o caule, informou a Iowa State University Food Safety News em abril de 2007. Se isso acontecer, não alimente seu bebê ou qualquer outra pessoa com os talos de ruibarbo. Se você não sabe se a planta sofreu um congelamento duro, não sirva os talos para o seu bebê. Nunca dê ao seu bebê as folhas de ruibarbo, que contêm a maior quantidade de ácido oxálico. Em doses muito altas, comer folhas de ruibarbo pode ser fatal.

Outros inconvenientes

Os caules e raízes de ruibarbo contêm antraquinonas, substâncias laxativas que podem causar diarréia. Se você alimentar ruibarbo com seu bebê, procure por sinais de fezes soltas. Diarreia grave pode causar desidratação em bebês. O ácido oxálico também pode se ligar ao cálcio e reduzir a absorção de cálcio, embora isso pareça improvável, de acordo com o NYU Langone Medical Center. O ácido oxálico no ruibarbo pode aumentar o risco de desenvolver pedras nos rins.

O valor do ruibarbo é baixo em calorias e fibras, apesar de sua rigidez, de acordo com a extensão da Universidade de Illinois. Ruibarbo também tem um gosto amargo que seu bebê pode não apreciar. Você provavelmente precisaria adicionar açúcar ao ruibarbo para torná-lo palatável para um bebê - ou qualquer outra pessoa. O açúcar fornece calorias vazias que não acrescentam nada à nutrição de um bebê.

Considerações

O pílula pode ter efeitos colaterais graves sob certas condições. Contanto que você tome precauções de segurança, seu bebê pode comer ruibarbo quando começar a ingerir alimentos sólidos, se puder fazê-lo comê-lo sem acrescentar muito açúcar. Por causa do gosto amargo, você pode preferir servir outros alimentos para que seu bebê acostume-se a ingerir alimentos sólidos antes de dar ruibarbo.