casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Características do Comportamento Agressivo Passivo

O comportamento passivo-agressivo é um método de resistência não conflituoso. Esse comportamento pode resultar em resposta a uma demanda ou exigência que alguém é esperado ou obrigado a executar. Em vez de recusa completa de um pedido, uma pessoa passivo-agressiva obstruirá ou sabotará secretamente seu desempenho de forma que fique aquém do esperado. Esse tipo de comportamento acontece principalmente em situações de trabalho, mas também pode ocorrer em ambientes sociais, de acordo com o "Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais".

Procrastinação

Adiar a tarefa é procrastinação. Para indivíduos passivos-agressivos, é tipicamente um estratagema intencional para irritar ou agravar a pessoa que está esperando que isso seja feito. Por exemplo, uma maneira passivo-agressiva de sair de dirigir alguém para a escola ou para o trabalho é constantemente aparecer tarde. Embora o atraso seja intencional, indivíduos passivos-agressivos não o admitirão. Eles podem pedir desculpas e dizer que estão sempre atrasados. Explicações e desculpas nunca são escassas entre indivíduos passivo-agressivos.

Esquecimento

Fingir esquecimento é uma característica passiva-agressiva. Como todos estão propensos a esquecer, é uma desculpa válida e aceitável. Além disso, é fácil desviar a culpa porque ela é vista como uma ação não intencional. O esquecimento proposital de fazer algo permite que a pessoa passivo-agressiva perturbe ou agrave alguém sem assumir responsabilidade por ela. Indivíduos passivos-agressivos podem “esquecer” de enviar um convite a alguém ou insistir que ele deve ter sido perdido no correio. Ao fazer isso, eles evitam que alguém com quem não gostam apareça em uma função e se esconda atrás de sua mentira quando acusado de excluir alguém intencionalmente.

Ineficiência

Quando demandas indesejadas são inevitáveis, pessoas passivas-agressivas investirão quantidade mínima de tempo e energia para fazê-lo. Eles gastarão pouco pensamento ou esforço em uma atividade indesejável e, portanto, farão um trabalho de má qualidade. Por exemplo, ao cobrir um colega de trabalho doente, trabalhadores passivo-agressivos podem fornecer dados imprecisos ou relatórios incompletos esperando que seu chefe peça a outra pessoa para fazê-lo. Ao fazer uma tentativa, o trabalhador não pode ser acusado de insubordinação e o trabalhador pode desviar a falha pela baixa qualidade devido à falta de conhecimento e experiência para realizar uma tarefa que normalmente é atribuída a outra pessoa.

Hostilidade -