casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Como o condicionamento operante pode afetar o desenvolvimento do adolescente

Se você já se perguntou como encorajar ou desencorajar comportamentos em seu adolescente ou por que alguns comportamentos persistem enquanto outros desaparecem por conta própria, você pode se beneficiar do entendimento do condicionamento operante. Esse tipo de modificação comportamental emprega os conceitos de reforços e punições para promover comportamentos positivos e desestimular os negativos. Os adolescentes podem se beneficiar do condicionamento naturalmente ou com a sua ajuda. Você também pode aplicá-lo ao seu atual estilo parental como um meio de ajudar seu adolescente a adotar os comportamentos necessários para seu desenvolvimento.

Descrição do condicionamento operante

O condicionamento operante é baseado na idéia de que um comportamento pode ser aprendido, concentrando-se em sua conseqüência. Por exemplo, se o adolescente abandonar a escola e a consequência for um teste falho, é possível que o comportamento negativo não ocorra novamente. Você também pode incentivar o comportamento, reforçando-o com recompensas. Outros conceitos comumente encontrados no condicionamento operante incluem a extinção de comportamentos negativos e evitação, que ocorre quando o objetivo de um comportamento é evitar um incidente negativo.

Bem-estar físico

Maus hábitos no áreas de nutrição e saúde física podem dificultar o desenvolvimento físico e levar a problemas como obesidade, déficits em nutrientes essenciais e aumento do risco de doenças. O condicionamento operante deve incluir um foco nas consequências positivas; como o controle de peso e competição, diz John Elder e colegas em um artigo publicado na Health Education Resources. Também é importante limitar a disponibilidade de incentivos para evitar o comportamento alvo, como doces e videogames, que recompensam seu adolescente por comportamento não saudável.

Saúde Mental

Ansiedade e outros problemas de saúde mental que podem Os efeitos do desenvolvimento emocional são frequentemente detectados pela primeira vez durante a adolescência. Os reforços naturais que o seu adolescente pode experimentar devido ao comportamento insalubre nessas áreas também podem ser explicados pelo condicionamento operante. Ansiedade ou nervosismo, por exemplo, podem ser aliviados ao pular as aulas, abandonar a escola ou evitar os colegas. Quando usados como mecanismo de enfrentamento, esses métodos de evitação podem impedir o desenvolvimento social, emocional e acadêmico.

Comportamentos de risco

A delinqüência, o uso de substâncias e a evasão costumam ser seguidos por consequências naturais que podem promover o comportamento ou desencorajá-lo. Um artigo publicado no Journal of Addiction diz que o consumo de álcool é comumente reforçado pelas recompensas da redução do estresse, aumento da interação social e bons sentimentos em geral. É importante que você castigue consistentemente esses tipos de comportamentos de risco, de modo que seu adolescente aprenda a associá-los a consequências negativas, em vez de positivos.

, , ] ]