casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Problemas de Equilíbrio em Crianças

Todas as crianças lutam, às vezes, para permanecerem equilibradas à medida que se tornam mais ativas e enfrentam novas tarefas físicas. Andrew Adesman, um especialista em desenvolvimento pediátrico que escreve para o site de informações BabyCenter, diz que a coordenação de uma criança para tarefas e atividades deve melhorar com o tempo, à medida que ele aprende a controlar melhor seu corpo. Às vezes, lutas de equilíbrio podem ir além de tropeços comuns, e essas exibições contínuas de falta de jeito podem se originar de causas anormais. Quanto mais ativa uma criança estiver no início, maior a probabilidade de ela cair ou cair coisas. Isso não deve ser motivo de preocupação, a menos que sua falta de jeito vá além de solavancos e tropeços típicos. Adesman cita continuamente esbarrando nas paredes, dando passos errados nas escadas e derrubando objetos no chão ao tentar colocá-los em uma mesa como exemplos que podem levantar uma bandeira vermelha. Transtornos do equilíbrio são incomuns em crianças pequenas, mas coisas como visão e problemas no ouvido interno podem causar problemas de equilíbrio, assim como problemas com habilidades motoras finas.

Visão:

Ter percepção de profundidade é importante para manter o equilíbrio. As informações dos olhos são enviadas para o cérebro e o quão bem elas são recebidas afetam a coordenação. KidsHealth, um recurso de informação médica patrocinado pela Fundação Nemours, explica que os cones e bastonetes nas terminações nervosas na parte de trás do olho enviam impulsos para o cérebro quando os raios de luz os atingem, o que fornece imagens visuais e dicas que ajudam no equilíbrio. Se uma criança é míope ou tem um problema com a percepção de profundidade, ele não pode julgar com precisão a que distância um objeto está, e pode lutar com falta de jeito. Se um dos pais suspeitar que a visão prejudicada está causando os problemas de equilíbrio da criança, um teste de visão simples pode ser feito por um médico.

Problemas auditivos Problemas na orelha interna e no vestíbulo da orelha podem afetar o equilíbrio . Quando viramos nossas cabeças, uma mensagem é enviada através do nervo vestibulococlear em nossos ouvidos até o cérebro. O cérebro então envia mensagens para os músculos necessários para manter o equilíbrio. Infecções ou acumulação de partículas fluidas no ouvido interno e nos nervos vestibulares podem levar a problemas de coordenação. Outra condição que pode levar a problemas de equilíbrio é a vertigem. Vertigem envolve sentir tonturas, vertigens e náuseas. KidHealth observa que a vertigem infantil, também chamada de vertigem paroxística benigna da infância, pode desaparecer sozinha à medida que as crianças crescem.

Dispraxia

Uma condição mais grave que pode causar falta de coordenação é a dispraxia. Adesman explica que isso significa que há um problema com as habilidades gerais de coordenação motora. Pode ser causado por problemas no processamento do tronco cerebral ou no lento desenvolvimento de neurônios. Não é considerado uma deficiência física. A dispraxia pode fazer com que os indivíduos se esforcem para determinar qual deve ser a sequência adequada de eventos quando se trata de concluir tarefas. Isso pode dificultar ações para tentar andar de triciclo para crianças pequenas. Crianças com dispraxia são elegíveis para serviços de educação especial. Um terapeuta ocupacional pode ajudar a determinar se uma criança tem essa condição. Sessões regulares com um terapeuta ocupacional incluirão atividades para ajudar nas habilidades de planejamento motor.

Reconhecimento de um distúrbio no equilíbrio pode ser difícil porque todas as crianças estão aprendendo a ganhar mais coordenação, e a maioria não é capaz. de expressar que o que eles estão sentindo não parece certo. Um médico pode determinar se o equilíbrio de uma criança é mais problemático do que o normal, analisando os sintomas, fazendo testes básicos de visão e audição e revisando o histórico médico. Encaminhamentos para outros especialistas podem ser feitos se um médico quiser que outros testes sejam executados. A maioria das crianças supera seus problemas de equilíbrio, mas os médicos fornecerão tratamento para gerenciar os sintomas, se necessário. O tratamento de problemas de equilíbrio pode levar a melhorias no desenvolvimento de uma criança e melhorará muito sua qualidade de vida.