casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Desinfetante para as mãos e envenenamento por álcool

O desinfetante para as mãos cresceu em popularidade nos últimos anos e pode ser encontrado em quase todos os lares, hospitais e salas de aula. É amplamente utilizado como um produto de conveniência porque mata germes sem sabão e água. As famílias que usam desinfetantes para as mãos, juntamente com a lavagem freqüente das mãos, podem reduzir drasticamente as doenças que sofrem. Mas o alto teor alcoólico encontrado na maioria dos desinfetantes para as mãos pode representar um risco se usado de forma inadequada.

Conteúdo de álcool

Desinfetantes para as mãos à base de álcool contêm álcool etílico suspenso em um gel. Muitas marcas de desinfetantes afirmam que seus produtos matam 99,9% dos germes. Para matar uma variedade de bactérias e vírus, o produto deve conter pelo menos 60% de álcool. Consumir 1,5 onças de um desinfetante para as mãos é o equivalente a beber uma dose de licor. Algumas variedades contêm até 95% de álcool, enquanto outras são feitas com álcool isopropílico, ainda mais potentes que o etanol.

Conceitos errados

Em 2007, um e-mail viral descreveu o pesadelo dos pais: um menino de 4 anos era letárgico e incoerente. Depois de uma bateria de testes, os médicos descobriram que ela estava sofrendo de envenenamento por álcool causado pela ingestão de desinfetante para as mãos. A criança se recuperou. Apesar de algumas imprecisões, a história era essencialmente verdadeira, relatou Snopes.com. Não obstante esta história, a criança média não sofrerá intoxicação por álcool do uso normal de desinfetante para as mãos. "Levaria uma criança de 2 anos pesando 25 libras aproximadamente 2 colheres de chá ou 10-20 bombas de um recipiente médio para ficar intoxicado", diz o Sanford Poison Center, em Dakota do Sul.

Prevalência -

A associação de Centros de Controle de Intoxicação relatou cerca de 12.000 casos de ingestão de desinfetantes para as mãos em 2005. A maioria dos casos não resulta em efeitos adversos ou efeitos leves, como náuseas e vômitos.Em raros casos, foram relatados sinais de intoxicação incluindo tontura e fala arrastada. Não há fatalidades infantis causadas pela ingestão acidental de desinfetantes para as mãos, mas o desinfetante para as mãos representa um risco significativo para animais de estimação, especialmente cães que podem mastigar o recipiente e ingerir uma quantidade significativa da substância.

MayoClinic.com lista sintomas comuns associados a intoxicação por álcool. Os sintomas podem incluir vômitos, respiração irregular, confusão, convulsões, temperatura corporal baixa e perda de consciência. Qualquer destes sintomas e possivelmente tenha ingerido um produto à base de álcool, procure atendimento médico de emergência. Sem tratamento, o envenenamento por álcool pode ser fatal.

Segurança e alternativas

O desinfetante para as mãos à base de álcool deve ser tratado como uma substância tóxica e armazenado de acordo. Mantenha-o fora do alcance de crianças e animais de estimação e não permita que crianças pequenas o usem sem supervisão. Evite variedades perfumadas, que podem levar as crianças ao gosto. Você também pode querer considerar a substituição do seu desinfetante para as mãos por uma variedade não alcoólica ou a eliminação completa do desinfetante para as mãos. O desinfetante para as mãos é conveniente, mas não é mais eficaz do que a lavagem tradicional das mãos.