casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

As Desvantagens da Energia Térmica Solar

Qualquer projeto de grande escala traz consigo algumas desvantagens inerentes. Usinas termelétricas solares são vítimas de vários obstáculos desafiadores, embora não intransponíveis, que não são comuns a outros empreendimentos. Os benefícios ambientais são compensados ​​por preocupações válidas, enquanto a tecnologia necessária para realmente promover a energia solar como fonte de energia viável está abaixo do peso do financiamento difícil de encontrar.

Preocupações ambientais

Um produto A pegada de carbono é determinada não apenas pelo que o produto em si produz, mas pela quantidade de energia necessária para fabricá-lo. Os coletores solares são feitos em fábricas abastecidas por combustíveis fósseis usando materiais extraídos usando combustíveis fósseis, de modo que, embora a eletricidade gerada em uma usina termossolar seja isenta de emissões, o processo de fabricação ainda tem um impacto significativo no meio ambiente, tanto na terra quanto no meio ambiente. ar.

Além disso, a geração de energia de qualquer fonte de energia é intensiva em água. Usinas térmicas solares requerem água para vapor para alimentar o gerador, bem como para resfriamento e lavagem do equipamento. De acordo com um relatório do Departamento de Energia dos EUA para o Congresso, mais antigo "uma vez por meio do & rdquo; os sistemas de resfriamento consumiam até 27.000 galões de água por megawatt, ou MW, de energia produzida. Novas técnicas de resfriamento evaporativo reduzem o número para aproximadamente 500 a 600 galões por MW, o que é aproximadamente igual ao uso de água em uma usina típica movida a carvão.

Problemas de armazenamento

Nenhum avanço real na geração de energia solar , seja energia solar concentrada, ou CSP, ou energia solar fotovoltaica, é possível sem um meio adequado e econômico de armazenamento de energia. As térmicas solares produzem eletricidade apenas quando o sol está brilhando, tornando os dias nublados e as horas noturnas um obstáculo ao fluxo constante de eletricidade que a rede elétrica nacional precisa.

Pesquisadores do Massachusetts Institute of A tecnologia está experimentando com catalisadores baratos que podem dividir a água em hidrogênio e oxigênio, com a eletricidade produzida durante o dia para que usinas térmicas solares possam usar a energia armazenada nas ligações químicas do hidrogênio para gerar energia à noite por meio de células de combustível, mas o trabalho está longe de estar completo. Alternativamente, materiais experimentais de transferência de calor, como o sal fundido, podem aprisionar a energia térmica gerada por uma usina solar térmica para uso posterior durante as horas noturnas. No entanto, a planta mais bem sucedida para fazê-lo, a partir de 2010, a estação Andasol na Espanha, ganha apenas seis horas extras de geração de energia a partir do processo. É um começo saudável, mas a energia de 24 horas por dia através de algum tipo de tecnologia de armazenamento deve se tornar uma realidade para tornar a energia solar viável em todo o mundo.

Uma das vantagens da energia solar térmica A geração de energia desfruta de sua prima próxima, a energia solar fotovoltaica, ou PV, é que ela pode ser feita em escalas muito maiores, menos dispendiosas do que a energia fotovoltaica. A vantagem torna-se uma desvantagem, no entanto, quando se trata de financiar esses projetos de grande escala. Os custos ainda são muito maiores do que as usinas de carvão com base nas unidades de energia produzidas, o que torna os desembolsos iniciais de caixa assustadores para potenciais investidores. Mais dinheiro fluiu para projetos fotovoltaicos menores por causa do menor risco e menos dinheiro adiantado, de acordo com Jonathan Fahey escrevendo para a "Revista Forbes" em julho de 2010.