casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Cadeiras de madeira são seguras?

Se os materiais naturais e linhas mais suaves de móveis de bebê de aparência antiga ou vintage apelarem para você, uma cadeira alta de madeira pode estar no topo da sua lista de desejos. Novas cadeiras altas de madeira são tão seguras quanto suas contrapartes plásticas, contanto que incluam os mesmos recursos de segurança. Uma cadeira alta de madeira antiga ou vintage é segura para uso somente se você tiver garantido que o acabamento esteja livre de chumbo ou outras toxinas, e se tiver recursos de segurança que atendam aos padrões atuais.

Limpeza

O benefício de cadeiras altas de plástico é que elas são mais fáceis de limpar do que as de madeira, especialmente as cadeiras de madeira com elaboradas abas de perna que prendem pequenos pedaços de comida. Bandejas de plástico podem ir na máquina de lavar louça; algumas novas cadeiras altas de madeira vêm com tampas removíveis de plástico que você pode colocar na máquina de lavar louça também. Se você tiver uma cadeira alta vintage, limpe bem a bandeja com água quente com sabão toda vez que for usá-la para evitar que os alimentos grudem.

Quedas

Uma nova cadeira alta de madeira não representa mais risco de segurança do que um plástico cadeira, desde que é fabricado para os padrões de segurança de hoje. Uma cadeira velha, no entanto, pode não ter um gancho, o que impede que o bebê caia no fundo da cadeira. A cinta de segurança e a cinta de gancho, que podem servir como um substituto para uma coluna, podem estar quebradas ou ausentes. Isso não deixa nada para manter o seu filho pequeno no assento se a bandeja cair e ele se inclinar para a frente ou se ele manobrar ambas as pernas através de uma abertura de perna da cadeira. Uma nova cadeira de madeira certificada pela Associação de Fabricantes de Produtos Juvenis deve atender a todos os padrões de segurança para evitar quedas.

Toxinas e Contaminação Bacteriana

A tinta à base de chumbo representa um risco para as cadeiras altas de madeira vintage. Em vez de pintar sobre tinta velha, retire-a e repare a cadeira com tinta à base de água ou uma mancha certificada como segura para uso em uma superfície de alimentação. Os óleos de secagem, como linhaça, tung e verniz diluído, penetram na madeira e endurecem-na. Embora você possa se preocupar com o acúmulo de bactérias na madeira mais do que em uma cadeira alta de plástico, tábuas de madeira continham menos bactérias após a exposição à carne crua do que placas de plástico quando testadas por pesquisadores da Universidade da Califórnia, Davis. Embora seja improvável que você corte carne crua na bandeja para cadeira alta da criança, o estudo mostrou que as tábuas de madeira não representam risco adicional em relação às de plástico, mesmo quando ambas foram arranhadas com o uso. > Se você usar uma cadeira alta vintage, verifique o hardware para se certificar de que todas as peças são contabilizadas e robustas o suficiente para segurar seu bebê. Examine o hardware que segura a bandeja enquanto ela desliza no lugar, para ter certeza de que ela não está solta e para ver se seu bebê pode prender seus dedos no mecanismo. Teste o hardware que permite que a cadeira dobre para garantir que a cadeira não desmorone durante o uso. Uma cadeira com uma base larga tem uma chance menor de tombar.

, , ] ]