casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Funções da pelve renal

Os rins são dois pequenos órgãos em forma de feijão, aproximadamente do tamanho de um punho, localizados logo abaixo da caixa torácica em ambos os lados da coluna vertebral. De acordo com a National Kidney Foundation, os rins filtram até 200 litros de sangue por dia através dos néfrons, mantendo assim o equilíbrio eletrolítico e removendo algumas drogas, resíduos e excesso de água do corpo. Os rins criam urina enquanto filtram o sangue, que recolhe na pelve renal uma estrutura em forma de funil. A urina, em seguida, drena os ureteres para a bexiga.

Recieves Água e Resíduos de Produtos

Os rins são compostos de um milhão de unidades de filtragem cada, chamado néfrons. De acordo com o National Kidney e Urologic Diseases Information Clearinghouse, cada néfron contém um minúsculo capilar, o glomérulo, ligado a um túbulo coletor para os resíduos filtrados e água. Os resíduos e a água formam a urina, que passa por uma série de túbulos progressivamente maiores em uma estrutura chamada cálice. Todos os cálices juntos formam a pelve renal em forma de funil, que primeiro recebe a urina que foi filtrada pelos néfrons e passou pelos túbulos.

Coleta de Urina

Após a urina descer pela série de tubules, é recolhido dentro do pelvis renal. Antes de chegar à pélvis renal, um pouco de água e eletrólitos essenciais, como sódio, potássio, cálcio, cloreto, magnésio e fósforo, são reabsorvidos de volta ao corpo. É essencial que o corpo mantenha um equilíbrio exato de eletrólitos para funcionar adequadamente. O resto dos resíduos, incluindo proteínas de tecido e ruptura muscular, e o excesso de água e eletrólitos contidos na urina passam para a pelve renal para coleta. Na manutenção do equilíbrio de água e eletrólitos, juntamente com a produção da enzima renina, os rins ajudam a regular a pressão sanguínea.

Move a urina para os uretros

A urina se acumula dentro da pelve renal, localizada no centro de cada rim. A partir daí, a urina é movida pelos ureteres, que se ligam à pelve renal, para a bexiga, onde pode permanecer de uma a oito horas antes de ser eliminada do corpo. De acordo com NKUDIC, os rins são tão eficientes que uma diminuição de 30 a 40 por cento na função renal pode ser quase imperceptível. A maioria das pessoas que nascem com apenas um rim e as que doam um dos rins conseguem viver vidas completamente normais. No entanto, sérios problemas podem ocorrer quando a função renal é inferior a 25%. Com menos de 15% de função, a diálise ou o transplante renal podem ser considerados. , , ] ]