casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

A dieta de baixa proteína CKD de estágio 3

Doença renal crônica - muitas vezes referida como DRC - é uma condição em que a função renal é prejudicada. Essa doença geralmente é medida em termos de etapas, que indicam em que nível sua função renal foi afetada. Como os rins são o principal sistema de filtragem do corpo, seu médico recomendará uma dieta ajustada com base em quantos minerais e nutrientes seus rins podem filtrar. Se você foi diagnosticado com estágio 3 CKD, seu médico irá recomendar uma dieta de baixa proteína.

Significância

Cinco estágios da doença renal existem, e os médicos usam uma medida chamada taxa de filtração glomerular para determinar o rim função. Seu médico usará um exame de sangue que mede seus níveis de creatinina para determinar sua taxa de filtração glomerular. A creatinina é um produto residual criado quando a proteína é decomposta no seu corpo. Seus rins devem filtrar a creatinina, mas quando sua função é prejudicada, a creatinina pode se acumular no sangue. O estágio 1 é a forma mais leve de DRC, o que indica que os rins estão funcionando em um nível normal, com TFG acima de 90 ml /minuto. A doença renal no estágio 3 indica que os rins estão filtrando a uma taxa de cerca de 30 a 59 ml /minuto. Se sua doença renal progrediu até esse estágio, você pode começar a sentir mais sintomas, incluindo acúmulo de fluidos, pressão alta, anemia e dor nos rins.

Níveis de Proteína

Como o corpo não consegue filtrar a creatinina de forma tão eficaz, seu médico recomendará reduzir sua ingestão de proteína para minimizar a quantidade de creatinina no sangue. Embora as suas recomendações possam variar com base na idade e sexo, os doentes com DRC em estadio 3 comerão tipicamente cerca de 0,8 g de proteína por quilograma de peso corporal - 1 kg é igual a cerca de 2,2 lbs. Como a ingestão de proteína é mais limitada, o médico recomendará escolher as melhores fontes de proteína, ou seja, aquelas com baixo teor de gordura e ingeridas com o mínimo de resíduos produzidos no corpo. Exemplos de fontes de proteína que atendem a esses critérios incluem peixes e ovos. Você também pode adicionar proteína em pó para farinha de aveia ou cereais para aumentar a sua ingestão de proteínas. Fósforo

Estágio 3 CKD pode afetar seus ossos, então seu médico pode recomendar limitar sua ingestão de fósforo porque o excesso de fósforo pode roubar os ossos de cálcio. Alimentos que são ricos em fósforo incluem produtos lácteos, feijões secos, nozes, manteiga de amendoim e cerveja. Seu médico também pode recomendar tomar um medicamento chamado aglutinante de fosfato que ajuda a reduzir a quantidade de fósforo que seu corpo absorve.

Sódio

O sódio é outro fator que deve ser monitorado quando você tem estágio 3 CKD porque você pode estar começando a experimentar alguns efeitos relacionados à má regulação dos fluidos. Excesso de sódio em sua dieta pode atrair fluidos no corpo. Para reduzir sua ingestão de sódio, evite alimentos processados como cachorros-quentes e alimentos congelados, nos quais o sódio é usado como conservante.

, , ] ]