casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Diuréticos e Magnésio

Regulando o batimento cardíaco, apoiando o sistema nervoso, fortalecendo os ossos - estas são apenas algumas das funções que o mineral magnésio desempenha no corpo. A deficiência de magnésio não é comum, mas alguns fatores - incluindo tomar diuréticos ou pílulas de água - podem aumentar o risco. Por esta razão, o seu médico pode recomendar que você tome um suplemento de magnésio, enquanto você está neste tipo de medicação.

Tipos de Diuréticos

Existem três tipos de diuréticos, mas apenas dois níveis mais baixos de magnésio. Estes são diuréticos de alça e tiazida. Os diuréticos de alça funcionam fazendo com que você tenha que urinar com mais frequência, o que reduz a pressão arterial. Os diuréticos tiazídicos aumentam a micção, mas também ampliam os vasos sanguíneos para reduzir a pressão. Além de tratar a hipertensão, esses diuréticos são prescritos para determinadas doenças cardíacas, bem como alguns problemas hepáticos ou renais. Eles têm vários efeitos colaterais, mas geralmente desaparecem quando o corpo se acostuma a eles. Tontura, aumento da sede e dores de cabeça são efeitos comuns.

Efeito no magnésio

Os diuréticos tiazídicos e de alça são conhecidos como drogas que empobrecem o potássio, porque a micção freqüente causa perda excessiva do mineral potássio. Um baixo nível de magnésio ocorre pela mesma razão, embora isso não apareça nos resultados dos testes sanguíneos para o mineral. O baixo teor de magnésio pode perpetuar mais perdas de potássio, aumentando ainda mais os riscos de deficiência. Um suplemento pode ajudar a neutralizar esses efeitos diuréticos. Um estudo da edição de fevereiro de 2000 da "Kidney International" sugere que tomar uma combinação de suplemento de potássio e magnésio pode aumentar os níveis de magnésio no sangue em pacientes que têm baixo potássio devido a diuréticos tiazídicos.

Deficiência de magnésio , ou baixo potássio, não é o único risco associado à deficiência de magnésio. Também pode diminuir os níveis de cálcio, o que pode afetar negativamente a saúde óssea se não for resolvido. Outros efeitos da deficiência de magnésio incluem fraqueza muscular, náuseas, vômitos, problemas de sono, ansiedade e irritabilidade, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center. Espasmos musculares e síndrome das pernas inquietas também podem se desenvolver. Um batimento cardíaco irregular, hipotensão e convulsões são algumas das conseqüências mais graves da deficiência. Outros medicamentos e diuréticos loop não são os únicos medicamentos que podem reduzir os níveis de magnésio. Certos antibióticos, além de medicamentos esteróides, como a prednisona, também podem fazê-lo. Tomar insulina ou antiácidos também pode reduzir seus níveis minerais. Discuta todos os medicamentos e suplementos que você está tomando com seu médico, pois muitos podem interagir com o magnésio de outras maneiras. Por exemplo, tomar suplementos de magnésio pode aumentar os efeitos colaterais de outros medicamentos para hipertensão, incluindo betabloqueadores.