casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

O que é o gluconato de magnésio?

O magnésio é um mineral essencial que desempenha papéis vitais no sistema nervoso, na função muscular e celular. Indivíduos que sofrem de baixos níveis sanguíneos de magnésio podem experimentar sintomas de fraqueza muscular, batimentos cardíacos irregulares e convulsões, de acordo com o Hospital Infantil de Pittsburgh. A pesquisa mostra que os suplementos de gluconato de magnésio podem ser benéficos para os indivíduos com deficiência de magnésio.

O gluconato de magnésio é um composto orgânico com a fórmula química C12H22MgO14, de acordo com a Science Lab.com. É um sólido branco não inflamável que é inodoro e insípido. As fontes alimentares de magnésio incluem nozes, feijão, cereais e vegetais de folhas verdes escuras.

O gluconato de magnésio está disponível em forma de comprimido ou líquido. O MedlinePlus informa que geralmente é administrado por via oral duas a quatro vezes ao dia. Gluconato de magnésio deve ser tomado com alimentos para evitar efeitos colaterais indesejados e melhorar a absorção. Suplementos de gluconato de magnésio estão disponíveis em uma dose de 500 mg por comprimido, de acordo com o Hospital Infantil de Pittsburgh.

Benefícios Gliconato de magnésio é normalmente usado para tratar indivíduos que sofrem de baixos níveis de magnésio no sangue, de acordo com MedlinePlus . Funciona restaurando ou mantendo quantidades saudáveis de magnésio necessárias ao organismo. Baixos níveis de magnésio no sangue podem ser causados por certos distúrbios que afetam o trato gastrointestinal e os rins. KidsHealth da Fundação Nemours relata que o gluconato de magnésio também é administrado a crianças para apoiar o crescimento e bem-estar, bem como o tratamento de baixos níveis de magnésio.

Gluconato de magnésio também foi relatado para ser benéfico para prevenir a hipertensão induzida pela gravidez, De acordo com um estudo chinês conduzido pelo Dr. S. Li e conduzido no Terceiro Hospital da Universidade de Medicina de Pequim. Os resultados, que apareceram na edição de outubro de 1997 do "Chinese Journal of Obstetrics and Gynecology", relataram que 3 g diários de gluconato de magnésio oral reduziram significativamente o risco de hipertensão em mulheres grávidas.

Precauções

O gluconato de magnésio não é recomendado para indivíduos alérgicos ao magnésio. Certas condições médicas podem interagir com o gluconato de magnésio, de acordo com Drugs.com. Indivíduos com apendicite, problemas cardíacos ou distúrbios renais ou que estejam grávidas devem consultar seu médico ou farmacêutico antes de usar o gluconato de magnésio.

Medicamentos prescritos como anticoagulantes e bifosfonatos podem interagir com o gluconato de magnésio e devem ser evitados a menos que supervisão de um prestador de cuidados de saúde.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns associados ao uso de gluconato de magnésio são diarréia, gases e dores de estômago. Indivíduos alérgicos ao gluconato de magnésio podem apresentar erupções cutâneas, urticária, dificuldade em respirar, náuseas e inchaço da face. Procure atendimento médico de emergência se tiver sintomas de vômito, tontura ou rubor na pele.

, , ] ]