casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Metabolismo e o Sistema Respiratório

O seu metabolismo está intimamente ligado ao seu sistema respiratório, porque o sistema respiratório é responsável por trazer o oxigênio que você precisa para queimar nutrientes em busca de energia, e para limpar certos resíduos metabólicos. Você não pode afetar sua taxa metabólica através do seu sistema respiratório, no entanto; ao contrário, o primeiro afeta o último.

Metabolismo humano

Coloquialmente, o metabolismo se refere à produção de energia pela queima de moléculas de nutrientes - e ao gasto dessa energia por meio de uma variedade de processos, incluindo a manutenção de células. No entanto, do ponto de vista bioquímico, o seu metabolismo é a soma de todas as reações químicas que ocorrem em seu corpo, nem todas relacionadas à produção e ao gasto de energia. Ainda assim, é a porção de produção de energia do metabolismo que está mais intrinsecamente ligada ao sistema respiratório.

Oxigênio

Você precisa de oxigênio para queimar a maioria das moléculas de nutrientes, explique os drs. Reginald Garrett e Charles Grisham em seu livro "Bioquímica". Tecnicamente, é possível queimar açúcar para produzir quantidades muito pequenas de energia sem usar oxigênio - isso é chamado de metabolismo anaeróbico, e é o que as células fazem quando você se envolve em um esforço muito difícil - mas, na maior parte, você depende de metabolismo aeróbico. Esse processo requer oxigênio, que os pulmões fornecem.

Respiração

Quando você inala, você traz ar, que contém oxigênio. O oxigênio se difunde através das finas membranas celulares do tecido pulmonar até a corrente sanguínea, onde as proteínas chamadas hemoglobina nos glóbulos vermelhos o captam e o entregam aos tecidos. Respiração serve um segundo propósito, no entanto, explica o Dr. Lauralee Sherwood em seu livro "Human Physiology"; ajuda a livrar seu sangue de dióxido de carbono, que é o que você produz quando queima nutrientes no oxigênio.

Taxa de Respiração

Quando suas células queimam mais nutrientes para energia - como fazem quando você está trabalhando, por exemplo - você precisa de mais oxigênio e produz mais dióxido de carbono, do qual precisa se livrar. Isso faz com que você respire mais rápido. Por outro lado, quando você está queimando menos nutrientes para energia - como quando você está dormindo, por exemplo - você não precisa de tanto oxigênio, e está produzindo menos dióxido de carbono. Os pulmões respondem trabalhando mais devagar.